Vigia recebe 500 mil foliões em blocos e festas tradicionais
O carnaval em Vigia de Nazaré, no nordeste paraense, é um dos mais animados do Pará e leva milhares de pessoas para a cidade mais antiga do estado. Atrações em trios elétricos e em palcos animam os foliões. A expectativa dos orgaizadores da festa é de que 500 mil pessoas passem pelo município na temporada momesca.
Nesta sexta-feira, 24, milhares de pessoas se divertiram pelas ruas históricas do município. O bloco dos 'Mascarados na Folia' animou o carnaval vigiense, centenas de pessoas mascaradas e fantasiadas foram atrás do trio elétrico. Nilde Portela foi uma delas. "Esse ano resolvi mudar de ares. E aqui conheci um carnaval animado e com essa característica de cidade histórica", festejou a foliã, que saiu de Tucuruí em busca de diversão.
Pra quem mora no município, como Maristela Oliveira, o carnaval é pura animação. "Desde quinta-feira é assim, muita festa e curtição. O carnaval que contagia não só os moradores, mas quem visita também", destacou.
A folia da cidade é repleta de blocos de micaretas, arrastões de sujo e bandas de música e de fanfarra. O secretário de Cultura do município, Márcio Tadeu Vale, explica que a valorização das bandas locais foi uma das prioridades do carnaval este ano. "Estamos com 15 bandas animando o nosso carnaval, sendo que 13 são aqui de Vigia, são bandas de música e de fanfarra que são tradicionais e que divertem os foliões. Precisamos valorizar essa nossa cultura e nada melhor nessa época que a cidade recebe milhares de pessoas", explicou.
Entre os destaques dos blocos de rua do município estão “As Virgienses” e “Os Cabraçurdos”, que saem pelas ruas na segunda-feira, 27. A brincadeira já é tradicional, o homem se veste de mulher e as mulher se veste de homem.
Segurança - Para garantir a tranquilidade dos brincantes, o sistema de segurança pública reforçou o efetivo das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) também atua em parceria com o órgão de trânsito municipal em ações de prevenção de acidentes e conscientização dos motoristas.