Bragança ganha reforço policial para garantir paz no carnaval
O carnaval de Bragança é um dos mais animados na região nordeste do Pará. O município recebe cerca de 40 mil turistas no período das festas do rei Momo atraídos pela extensa programação cultural e belezas naturais, como praias e igarapés. O governo do Estado, em parceria com a prefeitura municipal, montou um forte esquema de segurança para garantir a tranquilidade dos brincantes.
A Policia Civil teve o efetivo praticamente duplicado durante o período carnavalesco, conforme explicou a delegada Mikaella Ferreira, que veio de Capanema para reforçar a equipe de Bragança. “O efetivo local é de sete pessoas. Vieram mais seis profissionais para reforçar a equipe daqui e garantir a segurança da população”, informou.
A Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar, realiza rondas preventivas em praças e bares para coagir a violência. O aspirante PM Fábio Maia contou que cerca de 100 militares trabalham por dia no policiamento local. “Realizamos ações o dia inteiro nas praias e locais dos eventos. A prevenção é o principal foco das operações. Estamos tento cuidado especial com crianças e adolescentes em locais que não são apropriados para elas”, reiterou o militar, ao destacar o trabalho feito junto ao Conselho Tutelar.
O Poder Judiciário de Bragança, através da Portaria 001/2017, determinou normas de permanência de crianças em locais públicos. Nenhuma criança ou adolescente pode estar desacompanhado dos pais ou responsáveis. A portaria também determina os horários limites de permanência de crianças e adolescentes em locais públicos. Para crianças de até 12 anos o horário é até 23h; de 12 a 14 anos é até 00:30h; de 14 a 18 anos o horário é até 2h.
O esquema de segurança montado desde sexta-feira (24) segue até a próxima terça-feira (28) em toda cidade e de forma intensiva nos locais de realização da programação da Prefeitura, que mescla atrações locais e nacionais como Gaby Amarantos e Margareth Menezes, no Largo de São Benedito, Estação Cultural Armando Bordallo, Praia de Ajuruteua e comunidades próximas.
Durante o período de 24 de fevereiro a 2 de março, 142 localidades do interior do Estado recebem reforço das ações preventivas e de combate à criminalidade coordenadas pela Segup. A operação irá mobilizar cerca de 7 mil agentes de segurança em virtude do grande deslocamento de pessoas para o interior.