Nova sede do Iterpa será inaugurada ainda neste semestre
O prédio que abrigará a nova sede do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), localizado na avenida Augusto Montenegro, está em fase de acabamento com previsão de ser inaugurado ainda neste semestre. Técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), responsável pela execução dos trabalhos, estiveram com o presidente da autarquia, Daniel Lopes, discutindo os projetos de instalação de equipamentos, disposição dos móveis e climatização. “A obra está em ritmo bastante acelerado e a previsão é de que até junho ela seja concluída”, ressaltou o dirigente.
A reunião contou com a presença da diretora técnica, Mariceli Flexa, da procuradora jurídica Fernanda Rodrigues, do coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação, Guilherme Bentes, e outros servidores do Iterpa. Pela Sedop, participaram a coordenadora de Patrimônio, Rita Bozi, e a assessora Vânia Alves.
Ao todo são quatro blocos, dos quais três passaram por reforma e ampliação. O quarto está sendo construído para abrigar o arquivo fundiário e a cartografia. A entrega da nova sede representa uma nova fase para o setor fundiário do Estado, uma vez que o prédio foi projetado para receber os avanços tecnológicos que a área precisa, como o Sistema de Cadastro e Regularização Fundiária (Sicarf), banco de dados digital que vem sendo implementado pelo órgão para dar mais agilidade ao processo de regularização fundiária.
A construção da nova sede foi autorizada pelo governador Simão Jatene em 2015 por ocasião dos 40 anos do Iterpa. Para isso, uma área que pertencia à Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) foi transferida para a autarquia a fim de tornar realidade esse antigo sonho dos servidores.