Segurança reforçada garante a tranquilidade na folia
Rei Momo, musas do Carnaval, bloquinhos de rua e grandes shows, o Carnaval de Bragança reuniu todas essas atrações e cativou turistas de todas as idades. O clima ameno e os dias ensolarados foram um presente para quem estava na cidade para curtir o Carnaval e os atrativos naturais do município localizado na região nordeste do Estado. O governo do Pará, em parceria com a prefeitura municipal, organizou um forte esquema de segurança para garantir a segurança dos brincantes.
A Polícia Militar trabalhou diariamente com um efetivo de 100 homens por dia. Na PA-458, que leva à praia de Ajuruteua, foram realizadas barreiras preventivas. O funcionário público Wellington Magalhães aprovou a ação policial. “Desde a nossa saída de Belém a gente viu bastante policiamento e aqui também. Acho importante esse tipo de ação para coibir qualquer problema nas estradas”, avaliou.
Quem escolheu passar as manhãs em Ajuruteua curtiu a praia com tranquilidade. O movimento de banhistas foi pequeno durante todo o período carnavalesco. O motorista Mauro Furtado aproveitou a praia com toda a família e não esqueceu de levar os mascotes da casa. “Sempre que possível a gente vem pra cá. É o melhor Carnaval do Pará e a gente ainda tem essa praia maravilhosa”, destacou o turista, que também foi parado na barreira policial, a caminho da praia.
“A abordagem policial foi muito cortês. A gente se sente mais seguro quando estamos vendo a polícia na rua. A mesma coisa acontece quando a gente vê os bombeiros na praia, principalmente quando estamos com crianças”, contou Mauro Furtado, que escolheu uma barraca que estava próxima ao posto do Corpo de Bombeiros, na praia de Ajuruteua.
Seis bombeiros militares trabalharam diariamente em Ajuruteua, atuando na área de prevenção, resgate e socorro. O sargento Graciel Costa comandou a operação e explicou que a equipe contava com os equipamentos de salvamento, um bote e uma viatura de resgate. “A gente montou a estrutura tanto na praia como nos balneários e nos locais de evento, para o caso de qualquer ocorrência, em plantão de 24h”, explicou o sargento bombeiro Graciel.
O Carnaval de Bragança foi considerado tranquilo pelos órgãos de segurança pública. O coronel Alexandre Afonso informou que foram registradas poucas ocorrências e nenhuma foi grave. “Esse foi o melhor Carnaval dos últimos anos no sentido de ocorrências policiais. Os registros foram apenas de pequenas brigas, com nenhuma gravidade e com poucas pessoas detidas”, avaliou o coronel Afonso, que comandou as operações da PM em Bragança.
Shows com atrações nacionais e blocos de rua garantiram a animação
Famosa pelos blocos de rua e pelos shows em praça pública, Bragança agradou a todos. Turistas e moradores não mediram esforços para curtir o Carnaval em grande estilo. A dermatologista Flávia Weil caprichou na fantasia de toda a família. Vestida de Cruela – personagem dos 101 Dálmatas – ela comandava o grupo de “dálmatas” que dançava animado no arrastão de um dos blocos de rua da cidade. “É muita animação e o melhor é que a gente pode se divertir juntos e encontrar os amigos. Todo dia é uma fantasia diferente”, contou.
A pedagoga Nirvane Cavalcante também investiu na fantasia combinada para todo o grupo. “Isso já é quase uma tradição. O carnaval aqui é animado, mas é bem tranqüilo. Dá para trazer as crianças sem nenhum problema e curtir com a família inteira, sem restrição. Recomendo pra todo mundo”.
A Praça de Eventos, onde se apresentaram diversas atrações locais e nacionais, ficou lotada nos quatro dias de programação. Gaby Amarantos, que se apresentou na terceira noite, disse ter ficado encantada com a energia do público. “É a primeira vez que me apresento aqui depois de seguir carreira solo. Bragança é uma cidade linda, que amo muito e, sempre que posso, fujo para cá para descansar”, confessou a cantora paraense, que disse se orgulhar de levar o nome do Pará para todo o Brasil. A baiana Margareth Menezes também foi uma das atrações do Carnaval de Bragança e marcou o encerramento da programação de 2017 na cidade.
O reforço no esquema de segurança em Bragança foi garantido de 24 a 28 de fevereiro em toda a cidade e, de forma intensiva, nos locais de realização da programação da Prefeitura no Largo de São Benedito, Estação Cultural Armando Bordallo, Praia de Ajuruteua e comunidades próximas.
Desde o dia 24 de fevereiro, até o dia 2 de março, 142 localidades do interior do Estado recebem reforço das ações preventivas e de combate à criminalidade coordenadas pela Segup. A operação mobiliza cerca de 7 mil agentes de segurança em virtude do grande deslocamento de pessoas para o interior.