Sefa apreende mais de 80 mil latas de cerveja
Mais uma carga irregular de latas de cerveja foi localizada no estado do Pará. Desta vez, servidores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), lotados na Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás, apreenderam, na terça-feira, 28 de fevereiro, 80.844 latas da bebida.
A mercadoria foi encontrada após incursão realizada em um ramal no Km 40 da Rodovia BR 222, na altura do município de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste paraense. A operação contou com o apoio dos funcionários das unidades de Carne de Sol e Km 9, em Marabá. No mês passado, a Sefa também apreendeu 13,5 mil latas de cerveja escondidas sob carga de calcário.
Segundo consta na nota fiscal encontrada com o condutor do veículo, a mercadoria tinha como destino a cidade de Itaituba, com origem de Jandira, em São Paulo. Pelas características da apreensão, foi constatado o desvio intencional das rotas de fiscalização estadual, caracterizando tentativa de embargo à ação fiscal.
“O ramal utilizado para fuga permeia fazendas da região, com difícil acesso, principalmente em época chuvosa, e foi por este motivo que o caminhão atolou”, detalhou o coordenador da unidade de Marabá, Evandro Egushi.
Após a apreensão o veículo foi conduzido para o município de Marabá, onde foram lavrados três Termos de Apreensão e Depósito (TAD). A carga espera o recolhimento do imposto.
Gurupi - Na unidade fazendária de Gurupi, divisa com o estado do Maranhão, também foi realizada apreensão de cerveja em lata, no dia 24/02. Os fiscais pararam o motorista de um caminhão frigorífico que levava basquetas (caixas para transportar pescado) usadas e vazias. Ao fazer a conferência da carga foram localizados, escondidos por trás das basquetas, totalizando 18 mil latas, sem documento fiscal.
Segundo o condutor, a carga era procedente de São Luís, no Maranhão, e seria entregue em uma festa na cidade de Bragança. Foi lavrado TAD no valor de R$ 32.387,04 e a carga encontra-se retida no galpão de mercadorias no Gurupi.