Construções irregulares provocam vazamento de água no Parque Verde
Moradores dos conjuntos Bela Vista, Rui Barata, Jardim América, Mário Couto, Costa Brasil e Nova Canaã, e também das ruas adjacentes, estão com o fornecimento de água reduzido por conta de um vazamento na rede de distribuição de água localizada Rua Yamada, entre a Rua Aberto Vilar e a Passagem Nossa Morada, no bairro Parque Verde.
O problema, detectado por técnicos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), foi provocado pela pressão exercida por duas construções irregulares - um conjunto de kitnets de dois pavimentos e um muro, em outro lote - sobre a rede de abastecimento. O vazamento começou na terça-feira de carnaval, dia 28.
Localizado pela Cosanpa, o proprietário dos kitnets autorizou o serviço na rede, mas o reparo não pôde ser feito. "A situação é complicada. Se formos fazer a retirada do vazamento há risco do imóvel desabar, por isso vamos estudar outro meio", informou o engenheiro Augusto Ordonez. A proprietária do outro lote ainda não foi localizada.
Ordonez informou também que registrou um boletim de ocorrência e solicitou perícia no local ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. O setor jurídico da Cosanpa vai apurar as circunstâncias em que os imóveis foram construídos e também fará um comunicado à Secretaria de Urbanismo de Belém (Seurb) sobre a situação.