Sespa realiza programações alusivas à semana da mulher
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) programou uma série de ações em parceria com representantes da sociedade civil e órgãos do Governo do Pará. As atividades, que acontecem com o apoio das Coordenações Estaduais de HIV/Aids, Hepatites Virais e de Mobilização Social, incluem orientações e serviços de saúde com foco na prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.
Nesta quinta-feira, 9, as ações se concentraram na sede do Grupo de Mulheres Prostitutas do Pará (Gempac), com oferta de testes rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C, glicemia, aferição de pressão arterial, além de serviços gratuitos de maquiagem, cabelo e manicure, em parceria com o Instituto Transformar Cuidando, uma Organização Não Governamental. “É de fundamental importância a parceria com representantes da sociedade civil, visto que eles estão mais próximos do público alvo em cada um dos segmentos. Isso facilita o trabalho de conscientização e prevenção à saúde”, ressaltou a assistente social da Coordenação Estadual de HIV/Aids, Andrea Miranda.
A coordenadora do Gempac, Lurdes Barreto, ressaltou a importância do apoio da Sespa na ação, que atendeu homens e mulheres também com distribuição de preservativos masculino e feminino. “Agradeço a Sespa pela contribuição em mais um dia especial. Isso mostra o compromisso da Secretaria com o público que representamos”, destacou.
Paralelo a ação de hoje, na quarta-feira, 8, o público da Estação Cidadania do shopping Bosque Grão-Pará, teve a oportunidade de receber serviços extras. Foram ofertados testes rápidos de glicemia, HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C, aferição de pressão arterial, além de uma palestra de conscientização sobre os acidentes de motor com escalpelamento. “Esta é mais uma ação que realizamos juntamente com as outras coordenações no sentido de fortalecer a política de prevenção à saúde. Os acidentes com escalpelamento precisam sempre estar em foco para diminuirmos cada vez mais a incidência no Pará”, afirmou Socorro Silva, coordenadora estadual de Mobilização Social.
A Sespa tem implementado as ações de saúde da mulher por meio do projeto estratégico “Atenção no Controle do Câncer de Colo do Útero no Pará: Linha de Cuidados, Capacitação e Rede de Atenção à Mulher”, idealizado pela secretária adjunta de Saúde Pública, Heloísa Guimarães. “O projeto está em andamento e com várias reuniões de trabalho para eficácia dos trabalhos. Tudo para garantir o diagnóstico precoce e tratamento de lesões precursoras do câncer de colo de útero”, ressaltou a secretária.