Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Codec e prefeitura de Benevides discutem estratégias para atração de investimentos

O mapeamento das condições de infraestrutura e a capacitação da equipe municipal foram pauta do workshop virtual com foco em novos negócios

Por Igor Nascimento (SEMAS)
20/04/2021 13h57

Em continuidade às ações do Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Estadual, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) promoveu um novo encontro virtual com representantes da prefeitura de Benevides, na manhã desta terça-feira (20). O workshop de Atração de Investimentos objetivou a apresentação de propostas para a economia do município por meio de estratégias voltadas para novos negócios.

Workshop tratou do desenvolvimento econômico de BenevidesO evento contou com as presenças do secretário de Planejamento de Benevides, Welton Neves, liderando um grupo de técnicos da prefeitura; do diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Manoel Ibiapina; acompanhado da assessora técnica, Lorena Aguiar; e do gerente de Relações Institucionais, Evandro Diniz.

Dividida em etapas, a iniciativa é trabalhada em conjunto com diversas prefeituras para a realização de atividades como o mapeamento das condições de infraestrutura; capacitação da equipe municipal; estudo para a ampliação da oferta de áreas econômicas incentivadas; e elaboração de políticas públicas voltadas para novos negócios.

“Precisamos ressaltar as oportunidades econômicas em Benevides, como na agroindústria e no fornecimento de bens, por exemplo, e trabalhar com parcerias com entidades ligadas ao setor produtivo, considerando a força do ambiente de negócios local. Para isso, algumas de nossas propostas envolvem a avaliação para a implantação do Parque da Pequena Indústria, assim como a preparação do Guia do Investidor e o apoio na elaboração da lei de incentivos”, destacou o gerente Evandro Diniz. 

Diniz foi o responsável por conduzir uma apresentação geral da Codec, ressaltando seu papel na gestão dos Distritos Industriais e, em seguida, a exposição dos dados econômicos de Benevides e as propostas de ações adaptadas às vocações econômicas locais.

Prioridades

“Para nós, é muito importante contar com essa parceria, com a experiência da Codec, para que tenhamos êxito nas nossas metas. Nas ações de atração de investimentos, uma de nossas prioridades é a revisão do Plano Diretor do Município, por exemplo, que está defasado, portanto precisamos atualizá-lo para que possamos melhorar a nossa atratividade para a instalação das empresas. Essa é uma ação que podemos também trabalhar juntos, além de trabalharmos na concepção da lei de incentivos, que é algo concreto que já era uma preocupação nossa, inclusive”, afirmou o secretário municipal de Planejamento, Welton Neves.

De acordo com o diretor da Codec, Manoel Ibiapina, uma das prioridades é a realização de um diagnóstico para a viabilidade das áreas disponíveis para investimentos em Benevides. “Um dos nossos principais objetivos é o aumento da disponibilidade de áreas incentivadas, contribuindo para que empresas possam chegar e gerar mais empregos e desenvolvimento”, frisou o diretor da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec).