Líder de organização criminosa em Igarapé-Miri morre em confronto com a Polícia
Operação fez uso da lancha motor de popa 150 HP, entregue recente pelo Governo do Estado às forças de Segurança Pública, e que dispõe de GPS, radar e sonar
Dieliton Rodrigues Pena, 30 anos, conhecido como "Didi", líder de uma organização criminosa responsável por diversos crimes em Igarapé-Miri, nordeste paraense, faleceu após troca de tiros em diligência do Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar (PM), na manhã desta terça-feira (20).
Dielton Pena estava foragido do Sistema Penal do Pará, desde 21 de abril de 2019. Nos últimos dois anos integrou um grupo criminoso responsável por homicídios, latrocínios e tráfico de drogas no Baixo Tocantins, região cortada por rios onde o bando praticava a maioria dos crimes.
Após diversas intervenções, as equipes da PM encontraram o líder criminoso, que portava um fuzil e iniciou a troca de tiros. A operação é um desdobramento do investimento do governo estadual, que, recentemente, fez a entrega de uma lancha para atender à área do município de Igarapé-Miri.
A lancha motor de popa 150 HP fortalece as ações de prevenção e ostensividade no município. A embarcação possui reboque para transporte, equipamento de salvatagem como coletes salva vidas e boias, por exemplo, além de utensílios para a navegação a exemplo de GPS, radar e sonar.
Investimento
A aplicação de recursos priorizou as cidades onde os crimes fluviais estavam em alta, a exemplo de Igarapé-Miri, que liderou o ranking em 2020, informou o diretor do Grupamento Fluvial, delegado Arthur Braga. Segundo o delgado Arthur, a disponibilidade da embarcação para as forças de segurança foi uma ação fundamental para atuação na área de ilhas e de acesso dificultado.
“Sem esse equipamento as forças estavam limitadas porque tinham dificuldade de acessar locais para onde os criminosos estavam se evadindo. Vemos de forma clara que a embarcação foi fundamental na ação policial e que, aos poucos, vamos notar a redução da criminalidade”, detalha o delegado.
A Segurança Pública do Pará vem atuando de forma estratégica para a redução dos índices dos crimes fluviais e outros municípios serão contemplados com investimento.
*Por André Macedo (Ascom / SEGUP).