Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIDEOCONFERÊNCIA

Governo do Pará e investidores russos tratam sobre ampliação portuária em Barcarena

Objetivo é celebrar, em breve, um protocolo de intenções voltado à primeira Zona de Processamento de Exportações (ZPE) do Estado

Por Bruno Magno (SEOP)
20/04/2021 12h46

Helder Barbalho e o titular da Sedeme, José Fernando Gomes JrPor meio de videoconferência na manhã desta terça-feira (20), o governador do Estado, Helder Barbalho, participou de reunião com investidores russos para celebrar, em breve, um protocolo de intenções com objetivo de potencializar investimentos direcionados à primeira Zona de Processamento de Exportações (ZPE) do Pará, em Barcarena, nordeste do Estado. Os titulares da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) também estiveram na agenda de trabalho e destacaram as potencialidades portuárias do município.

"Nós estamos buscando investidores que queiram apostar no Estado para suas atividades e, particularmente, este investimento russo na área portuária agrega valor para o porto de Barcarena. Essa é a perspectiva para nós consolidarmos a ZPE, a tão importante zona franca para área de Barcarena, que certamente atrairá diversas outras operações empresariais, gerando emprego e desenvolvimento para região", frisou o governador Helder Barbalho. 

Durante a reunião, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Lutfala Bitar, informou a disponibilidade de área para investimento no Distrito Industrial de Barcarena, reforçando o papel da Companhia em colaborar para a viabilização dos negócios.

"Dentro da área industrial de Barcarena, há disponibilidade de área de cerca de 400 hectares, que poderá perfeitamente atender esse projeto. Nesse caso, o empreendimento ficaria instalado a apenas cerca de 10 km do porto de Vila do Conde", explicou ele.

Participantes da reunião sobre investimentos na primeira Zona de Processamento de Exportações (ZPE) do Pará, em BarcarenaDe forma prática, a ideia para ZPE do Estado é criar uma área especial de livre comércio para a intensificação das exportações de produtos paraenses, a partir do porto de Vila do Conde, uma das principais rotas de escoamento da produção paraense, situado nas proximidades do Distrito Industrial do município.

"A ideia é fazer um grande porto na região, além do que já existe hoje, mas também fazer desse porto o âncora da ZPE (Zona de Processamento de Exportação). O governador Helder Barbalho já colocou o Estado a disposição para fazer essa construção e foi criado um grupo de trabalho com a secretaria russa e a secretaria de portos para dar andamento ao projeto. Futuramente, assinaremos um protocolo de intenções e mais à frente, teremos a materialização desses investimentos. Todos esses investimentos são para o povo do Estado, gerando emprego e renda para a sociedade paraense", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando Gomes Jr.

Participaram da reunião Tatyana Mashkova, membro do Comitê Organizador do Projeto Integrado e diretora-geral do Comitê Nacional de Cooperação Econômica com Países Latino-Americanos (CN CEPLA); Sergey Nyrkov, presidente da Comitê Organizador do Projeto Integrado, membro do Presidium do CN CEPLA e presidente do Conselho de Administração da Sociedad Anónima "RusTransAtlantic"; Sergey Mendoza, membro da Comitê Organizador do Projeto Integrado e diretor-geral adjunto da Sociedade Limitada "RusTransAtlantic", além de Dmitri Dmitrievich Lobkov, representante da Casa Russa do Paraná.