Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Regional do Marajó completa um mês com resolutividade na assistência de pacientes com a Covid

Por Vera Rojas (HEMOPA)
19/04/2021 19h09

Fé, emoção e gratidão. Foi o que demonstrou a dona Maria Jardim Gomes, 63 anos, residente em Portel. Agora, ela é mais uma vitoriosa que superou a Covid-19. A usuária foi encaminhada para o atendimento no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, via Regulação Estadual e, após 13 dias de internação para o tratamento da doença, recebeu alta clínica na segunda-feira 05. A idosa foi recebida pelos seus, familiares.

Maria Jardim GomesDesde que foi designado pelo Governo do Pará, há um mês, para ser fazer parte da rede de assistência de média e alta complexidade para pacientes com a Covid, em estado grave, a diretoria Técnica do Regional do Marajó comemora a resolutividade na assistência, registrou 39 internações e 15 altas clínicas, até este domingo, 18. Outra boa notícia aos usuários dos serviços que é que o Governo do estado aumentou o número de leitos exclusivos para esse tipo de atendimento no Hospital, que passou de 13 para 23 leitos, sendo sete deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 leitos clínicos.

‘’Obrigada meu Jesus, por ter entrado por esta porta e ter saído com vida para junto de meus familiares. Que Deus abençoe todos os funcionários deste hospital. Que todos que entram, possa sair como estou saindo. Que Deus mantenha esse povo que tem um coração tão bondoso, que não tem mais a onde colocar amor. Eu agradeço tanto por ter vencido a Covid’’. É o relato de dona Maria Jardim, ao deixar o HRPM.

Para tanto, a unidade hospitalar, referência na assistência aos usuários do SUS, no sudoeste Marajoara, possui uma equipe exclusiva para assistência de pacientes com Covid-19, em estado grave, composta por 44 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, além de auxiliares de higiene e limpeza.

De acordo com a enfermeira Rafaela Valente, que coordena a Ala para atendimento exclusivo da Covid-19, passou a funcionar dia 16 de março. No dia seguinte já recebia seu primeiro paciente, encaminhado de Portel.  Desde então, foram registradas 15 saídas contando com a alta clínica de dona Maria Jardim.

A equipe do HRPM é responsável pelo atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (8º CRS), composto pelos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel, que tem uma população estimada  em 300 mil habitantes.

O diretor executivo do HRPM, Cristiam Tassi, agradece a parceria com o Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) pela garantia de atendimento dos pacientes com a Covid-19, no Pará com segurança, qualidade e humanização.

 “É recompensador acompanhar todo o processo de atendimento paciente com a Covid e a evolução positiva daqueles que conseguem a recuperação e vencem a doença, graças a assistência recebia, pela dedicação da equipe e pela fé que cada um tem, nesse momento de tantas dificuldades que todos estão enfrentando.  Viva o SUS”.

SERVIÇO- O HRPM é um órgão do Governo do Estado que presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Unidade dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O hospital está localizado na avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, do município de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.