Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E SAÚDE

Graesp finaliza mais uma etapa de distribuição das vacinas contra a Covid-19 no interior

Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado, vinculado à Segup, concluiu a 7° fase de distribuição de remessa dos imunizantes, de forma rápida e segura

Por Walena Lopes (SEGUP)
19/04/2021 15h35

Neste sábado e domingo, pilotos do Grupamento Aéreo de Segurança Pública levaram a nova remessa de vacinas para o interior Na manhã desta segunda-feira (19), o Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado (Graesp) finalizou mais uma etapa de distribuição dos lotes com doses de vacinas contra a Covid-19 para os municípios do interior do Pará. Esta foi a 7° fase de distribuição de remessa dos imunizantes feita pelo Graesp, de forma rápida e segura.

Durante o último final de semana, no sábado (17) e domingo (18), as equipes de pilotos que atuam no Grupamento se revezaram entre três aeronaves e dois helicópteros, destinados para realizar a distribuição dos lotes, nos principais municípios polos paraenses. 

As doses de imunizantes atenderão a grupos prioritários, dos municípios de Breves, Marabá, Santarém, Conceição do Araguaia, e ainda, do arquipélago do Marajó, a exemplo de Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Muaná e Ponta de Pedras. As vacinas vão atender também aos grupos prioritários dos municípios da região da Calha Norte, como Alenquer, Almeirim, Curuá, Faro, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa.

Com o uso de três aviões e dois helicópteros, Graesp garante a chegada dos imunizantes de forma ágil e segura onde é necessário “Finalizamos mais uma fase de entrega das vacinas para o interior do Estado, cumprindo assim, com um cronograma previamente planejado para a realização dessa logística, que tem como intuito principal, levar a vacina às localidades mais distantes, garantindo a continuidade no processo de imunização da população que mora nos interiores. As vacinas são entregue nas (unidades) regionais de Santarém, Marabá, Altamira, Breve e Conceição do Araguaia. Desses polos elas seguem para abastecer os municípios vizinhos. Com essa logística conseguimos chegar de forma ágil em todo o território paraense”, observou o diretor do Grupamento Aéreo, coronel Armando Gonçalves.

Logística – Para realizar a distribuição das vacinas no interior, o Graesp monta, juntamente, com a Secretária de Saúde do Pará (Sespa), um planejamento de envio para atender aos municípios mais distantes, e alguns desses, de difícil acesso.

Esse planejamento atende à demanda de vacinação do Estado, e visa a garantir rapidez no transporte dos lotes com os imunizantes assegurando o direito à saúde da população e o reforço do combate à pandemia do novo coronavírus no Pará.