Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Operação na Ilha do Combu garante cumprimento de medidas de segurança contra a Covid-19

Agentes civis e militares participaram da fiscalização, que contou com o apoio de lanchas do Gflu e aeronave do Graesp

Por Governo do Pará (SECOM)
17/04/2021 22h30

Embarcações do Sistema de Segurança do Estado participaram da operação na área insular de BelémA Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) potencializou na tarde deste sábado (17) a fiscalização para inibir a realização de festas e aglomerações na ilha do Combu, na área insular do município de Belém. A operação mobilizou policiais militares e civis, e profissionais do Corpo de Bombeiros Militar, que contaram com o apoio de embarcações do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu), incluindo a lancha blindada entregue recentemente pelo governo do Estado. Uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) reforçou a ação.Aeronave do Graesp se uniu à fiscalização das normas do bandeiramento vermelho

Com o decreto estadual e o bandeiramento vermelho ainda em vigor, seguem fechados de sexta a segunda-feira balneários e praias, com o objetivo de evitar aglomerações. Na região conhecida como Prainha, muito frequentada por conta da faixa de areia quando há maré baixa, a fiscalização dispersou pessoas que estavam em lanchas e jet-skis.

Com o emprego de três embarcações e 12 agentes, a operação notificou os pilotos das lanchas, orientou os tripulantes sobre o número permitido de dez pessoas e autuou quem cometeu irregularidades. As embarcações também foram fiscalizadas quanto à velocidade na área dos furos, onde há várias residências.Os agentes de segurança abordaram embarcações e jet-skys

Normas de segurança - Em estabelecimentos comerciais, o trabalho da área de Segurança pública foi voltado ao cumprimento das normas nas atividades permitidas: distanciamento entre as mesas, uso de máscara pelos frequentadores e se os locais estavam funcionando com a documentação correta.

O Sistema de Segurança Pública está empenhado em fazer com que todos obedeçam à determinação do bandeiramento vermelho, em vigor no Estado. Para o diretor do Gflu, delegado Arthur Braga, a fiscalização alcançou êxito no cumprimento das normas estaduais. “Montamos essa operação integrada para a prevenção. Ao chegar, notamos muitas embarcações, fizemos as devidas orientações, alguns registros, e entendemos que essa atuação teve um efeito muito positivo”, afirmou o delegado.

A atuação da Segurança Pública no Combu reforçou o trabalho das diversas frentes para garantir tranquilidade à população e controlar a disseminação do novo coronavírus. “A Segurança Pública não tem medido esforços para evitar a disseminação do vírus, e com essa ação podemos notar a tranquilidade na área, que foi totalmente controlada”, assegurou o diretor.

*Por André Macedo (Ascom/Segup).