Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CLIMA

Final de semana com previsão de dias nublados e mais chuvas no Pará

Equipes da Semas acompanham as variações climáticas em todo o território paraense

Por Bruna Brabo Secom (SECOM)
17/04/2021 10h18

Este final de semana (17 e 18 de abril) deve ser nublado e com o nível mais alto da maré atingindo 4,3 no sábado (17) em Salinópolis, na região Nordeste, segundo previsão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). De acordo com o Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, a atuação da Zona de Convergência Intertropical ainda influencia a ocorrência de pancadas de chuvas sobre grande parte do território paraense no final de semana. Todas as mesorregiões apresentam tendência para chuvas e trovoadas. Eventos mais intensos estão previstos para a madrugada sobre áreas isoladas do Sudeste (sábado) e Calha Norte (Oeste) no domingo.Belém fica com céu nublado no final de semana e terá chuvas mais intensas no domingo

Em Belém, neste sábado o céu está parcialmente nublado. São esperadas chuvas pela madrugada e durante a manhã e à tarde. Para noite, a previsão é de céu com poucas nuvens. No domingo, céu parcialmente nublado, principalmente entre a manhã e a tarde, que deve registrar chuvas mais intensas. A temperatura máxima varia de 31 a 32 graus Celsius, e a mínima fica em 24 graus C, enquanto a umidade relativa do ar vai de 60 a 95%, e os ventos oscilam entre fracos e moderados.

Na região Nordeste, no sábado o tempo será nublado a parcialmente nublado, com previsão de pancadas de chuvas e trovoadas em todos os períodos do dia. No domingo, o tempo ficará fechado pela manhã e à tarde, com possibilidade de chuvas e trovoadas. À noite, tempo nublado com chuvas fracas. Em Bragança os termômetros vão registrar temperaturas entre 22 e 30 graus Celsius.

Outras regiões - No sábado e domingo, no Sudeste, o tempo será parcialmente nublado, com chuvas leves a moderadas e isoladas. Em Curionópolis a temperatura oscilará entre 22 e 30 graus C.

No Sudoeste, o sábado será de tempo parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuvas leves a moderadas a partir da madrugada. No domingo, pela manhã e à noite, o tempo ficará fechado com poucas nuvens, e à tarde com chuvas. Em Senador José Porfírio a temperatura vai variar de 22 a 30 graus C.

No Baixo Amazonas e Calha Norte o tempo será de céu claro, com poucas nuvens no sábado pela manhã e à tarde, e tempo nublado à noite, com previsão de pancadas de chuvas. No domingo, tempo nublado a parcialmente nublado, com chuvas leves a moderadas por todo o dia. Em Juruti, temperatura entre 24 e 30 graus C.Abril ainda reserva chuva em quase todas as regiões do território paraense

O Arquipélago do Marajó terá o sábado com sol entre nuvens e pancadas de chuvas na madrugada e à tarde. No domingo, céu com nuvens esparsas, variando a parcialmente nublado e com chuvas fracas e isoladas. Em Gurupá a temperatura vai oscilar entre 24 e 32 graus C.

Marés - A Diretoria de Meteorologia, Hidrologia e Mudanças Climáticas (Dimuc), que produz o boletim meteorológico, também divulga os horários das marés na cidade de Belém, nas praias de água doce da Ilha de Mosqueiro e no município de Salinópolis, na costa atlântica paraense. As informações da Marinha do Brasil sobre as marés mostram que em Mosqueiro, distrito de Belém, no sábado haverá marés altas a 1h21, com 3 m de altura, e às 12h49. Nas praias de Salinópolis, as marés altas vão atingir 4,3 m às 10h40, e 3,9 m às 22h51.

No domingo, Mosqueiro vai alcançar na preamar 2,8 m às 2h11, e 3,31 m às 13h39. Em Salinas, a maré cheia atingirá 4,1 m às 10h47, e 3,7 m às 23h41.