Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VACINAÇÃO

Policiais Militares recebem 2ª dose de vacina contra a Covid-19

Por Aline Saavedra (SECOM)
16/04/2021 14h04

“Para mim é de extrema importância, pois sou do grupo de risco, sou asmático, então isso me dá um pouco mais de tranquilidade em poder continuar meu trabalho, servindo à comunidade, servindo o povo paraense e também tranquilizando a minha família que depende de mim, do meu trabalho, do meu esforço, e da minha saúde”. O depoimento emocionado é do policial militar Rafael Ramalho que trabalha no 10º Batalhão de Polícia, em Icoaraci, que recebeu a segunda dose da vacina contra o Coronavírus nesta sexta-feira, 16.

Isto porque a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) deu início à vacinação da segunda dose aos profissionais de segurança pública que atuam na Região Metropolitana de Belém. Ao todo, 4.954 doses das vacinas que serão aplicadas em quatro postos instalados em Belém, Ananindeua e Marituba. A imunização ocorrerá nesta sexta-feira (16), sábado (17) e segunda-feira (19), sempre de 9 às 16h.

Os servidores das polícias Militar e Civil, do Departamento de Trânsito (Detran), do Corpo de Bombeiros, servidores do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), além de guardas municipais de Belém (GBel) e de Marituba (GCM), agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF) que tomaram a 1ª dose do imunizante no mês de março devem receber a segunda dose do imunizante.

O Pará foi o primeiro estado brasileiro a vacinar os profissionais de segurança pública. Isso comprova, de acordo com o secretário de segurança pública e defesa social do Pará, Ualame Machado, o compromisso e a valorização do Estado com os servidores. “Isso sem dúvidas reforça a prioridade e a valorização aos nossos servidores. O Pará, assim como foi pioneiro no início da vacinação dos agentes de segurança pública em todo o Brasil, também é o pioneiro no início da segunda dose de imunização dos servidores, continuando a demonstração do quanto reconhecemos o trabalho exercido por cada um e também valorizamos aquilo que fazem no dia a dia em especial nesta pandemia”, afirmou Ualame Mchado, acrescentando que, “continuaremos trabalhando para que 100% do nosso efetivo sejam vacinados o mais breve possível”.

A complementação da segunda dose da vacina prossegue no próximo sábado (17) com três postos instalados: no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), no Quartel do Comando-Geral (QCG) e em Marituba, sendo este último sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, nos três locais, serão 2.009 doses liberadas.

A conclusão da vacinação ocorre na próxima segunda-feira (19), com a distribuição de 470 doses para servidores no posto instalado no Centro de Formação Aperfeiçoamento e Especialização (Cfae), no Conjunto Cidade Nova VII, em Ananindeua. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação, crachá institucional e a carteira de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde).