Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Estado altera bandeiramento no Oeste para laranja e começa a amenizar medidas restritivas

Em mais oito regiões, incluindo a Metropolitana de Belém, continua o bandeiramento vermelho, mas com horário de circulação de pessoas ampliado

Por Barbara Brilhante (PGE)
15/04/2021 22h10

O governador Helder Barbalho anunciou em suas redes sociais, na noite desta quinta-feira (15), que as regiões do Baixo Amazonas e Tapajós, no Oeste do Pará, saem do bandeiramento vermelho e avançam para o laranja, considerado de risco médio para Covid-19. Com a mudança, os municípios deixam de ter restrição de horários para circulação de pessoas, porém deverão resguardar ainda os protocolos de prevenção alinhados entre governo do Estado e prefeituras.

“Continuaremos com o olhar científico, com as ações de restrição e, principalmente, com as ações de saúde, ampliando a oferta de leitos, garantindo o atendimento das policlínicas e assistindo às pessoas. Acompanhem pelos decretos municipais as autorizações para que, em cada município, você possa estar sabendo aquilo que deve funcionar. Mas ressalto: todos usando máscara, buscando se proteger para garantir saúde para si e para quem você ama, para sua família”, ressaltou o governador.  

Ainda durante o pronunciamento, Helder Barbalho reforçou que continuam em bandeiramento vermelho as regiões Metropolitana de Belém, Marajó Oriental, Baixo Tocantins, Marajó Ocidental, Nordeste, Xingu, Carajás e Araguaia. Nestes municípios, o horário de restrição de circulação de pessoas sofrerá ampliação: das 22 às 5 h.

Os restaurantes que, até então, deveriam encerrar o expediente às 18 h, ficam autorizados a funcionar até 21 h. Da mesma forma, lojas de rua e shoppings centers poderão ficar abertos até 21 h.

Avaliação científica - As novas medidas, menos restritivas, foram determinadas durante reunião do Comitê Técnico e Científico, liderado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

De acordo com Helder Barbalho, a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em todo o Estado, atualmente, chega a 80,8%, e a de leitos clínicos a 57,8%. Há uma semana (8 de abril), o índice de ocupação de leitos de UTI era de 83,7%, enquanto que o de leitos clínicos chegava a 66,6%.

“Isto é importante ser ressaltado, pois se percebe que, ao longo de toda esta semana, há uma redução importante na ocupação de leitos clínicos e estabilização na ocupação dos leitos de UTI. Além disto, temos percebido a diminuição da demanda pelo atendimento nas policlínicas da Região Metropolitana, como a própria Policlínica Metropolitana, na Avenida Almirante Barroso, e estamos fortalecendo as ações das policlínicas pelo interior do Estado. Com estas informações, além da utilização da inteligência artificial por parte da Universidade Rural da Amazônia, nós estamos tomando as medidas”, reforçou Helder Barbalho.

Por último, o governador disse que o Decreto Estadual 1.310/2021, o qual restringia a circulação, por via rodoviária e hidroviária, de passageiros entre os estados do Pará e Amazonas, já foi revogado. Ele anunciou ainda que, com as novas mudanças, fica autorizado o transporte fluvial para a região do Marajó, que até então seguia com restrições.

Todas as determinações entrarão em vigor a partir da publicação com alterações do Decreto Estadual 800/2020, prevista para ocorrer nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial (DOE).  

Abertura do Terminal Hidroviário – A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) informou nesta quinta-feira que as operações no Terminal Hidroviário de Belém (THB) serão retomadas às 06 h desta sexta-feira (16) para o Arquipélago do Marajó e Estado do Amazonas. Durante o período em que esteve fechado, o THB passou por total higienização. Também foram realizadas manutenções nas rampas metálicas e flutuantes.

Seguindo recomendação da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon), as 13 empresas que operam no THB suspenderam as atividades em cumprimento ao Decreto Estadual. Desde o dia 17 de março o THB ficou aberto somente para situações urgentes, no período das 8 às 16 h. O Terminal suspendeu as operações quando a RMB entrou em bandeiramento preto (lockdown), no dia 15 de março, para amenizar o avanço da Covid-19 na região.

"A CPH está preparada para receber novamente os usuários no Terminal Hidroviário de Belém. Vamos continuar fiscalizando o uso da máscara e o distanciamento social. Além disso, também continuaremos a oferecer álcool em gel nas dependências do Terminal. A pandemia ainda não acabou e precisamos redobrar os cuidados com os nossos usuários", frisou Abraão Benassuly, presidente da CPH.