Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Sespa e Sesai vacinam 85 estudantes indígenas da UFPA contra Covid-19

A primeira dose da vacina Oxford/Astrazeneca foi aplicada também nos familiares dos universitários, que os acompanham em Belém

Por Mozart Lira (SESPA)
14/04/2021 20h00

O estudante Rodrigo Nascimento, da etnia Wai Wai, agradeceu ao governo do Estado pela iniciativa de vacinar indígenas universitáriosOitenta e cinco estudantes indígenas da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram vacinados nesta quarta-feira (14) contra a Covid-19, mediante articulação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde (MS), que cedeu a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá Tocantins (Dsei Guatoc), em Belém, e disponibilizou profissionais de saúde para a aplicação da primeira dose da vacina Oxford/Astrazeneca.Os estudantes receberam a primeira dose da Oxford/AstraZeneca

“São indígenas que residem em territórios e, no momento, estão em Belém em razão dos estudos. Em alguns casos, foram vacinados também os familiares, que são acompanhantes deles na capital. Em articulação com a Universidade e a Sesai, oportunizamos a vacinação dessas pessoas”, informou a técnica da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais da Sespa, Eliene Rodrigues Putira Sacuena. Durante a atividade, a UFPA ainda ofereceu 85 testes rápidos para diagnóstico de Covid-19.

Eliene Rodrigues Putira Sacuena, técnica da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais da SespaPara Eliene Putira, foi um momento histórico, visto que vários órgãos públicos se articularam para atender os estudantes e suas famílias. Uma das vacinadas foi a estudante do 5º semestre de Psicologia, Caroline Machado, da etnia Juruna, de Altamira, município do Oeste do Pará. “Apesar do nervosismo, dessa questão de sentir dor, me senti aliviada por ser atendida por toda a estrutura oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estou agradecida”, afirmou.

Sobrevivência - O estudante de Ciências Biológicas Rodrigo Nascimento, da etnia Wai Wai, e oriundo da aldeia Mapuera, no Oeste do Pará, agradeceu ao governo do Estado pela iniciativa de atender os indígenas universitários. “Todos devem se cuidar, e a vacina vai amenizar a disseminação dessa doença. A pessoa que tiver indicação pra tomar, que busque tomar suas doses. É uma questão de sobrevivência”, ressaltou ele, que foi acompanhado pela esposa, Lila Flores, da etnia Ticuna, oriunda do Estado do Amazonas. 

Lila Flores, da etnia Ticuna, também foi vacinadaRodrigo também afirmou que a população indígena acredita na ciência e nas vacinas contra o novo coronavírus. O universitário aprovou o fato de os índios serem incluídos no grupo prioritário e ressaltou a importância da continuidade da vacinação para todos.

Os estudantes indígenas vacinados na ação receberam a primeira dose da vacina Oxford/Astrazeneca, com a indicação da segunda dose a ser aplicada no mesmo local dentro de 60 dias.

De acordo com o Vacinômetro da Sespa, dos 23.827 indígenas que podem ser vacinados contra a Covid-19 no Pará, 10.581 já receberam a primeira dose. Desses, 7.063 já estão imunizados com a segunda aplicação.