Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Maior maternidade do Norte do país destaca a importância dos médicos e enfermeiros obstetras

Dia 12 de abril é comemorado o dia desses profissionais que na Santa Casa realizam cerca de 700 partos por mês

Por Helder Ribeiro (SANTA CASA)
12/04/2021 17h35

Obstetra é uma palavra que vem do latim obstetrix, do verbo obstare, que significa "ficar ao lado de". Por isso, os médicos e enfermeiros obstetras são literalmente pessoas que ficam do lado, que  aconselham e acompanham a saúde da mulher antes da gravidez, durante a gestação e o parto, assim como no pós-parto. Em 2020, a Santa Casa do Pará realizou 8.620 partos com o auxílio desses profissionais.

O médico obstetra José Fonseca, falou dos desafios diários da obstetrícia e destacou que o diferencial da Santa Casa é atender gestantes de alto risco de todo Estado. “Os desafios são diários, a gente sempre busca fazer o melhor, assistir a paciente e o bebê evitando complicações e garantindo saúde e segurança. A obstetrícia é uma missão pela qual promovemos a vida, e na Santa Casa a experiência é diferenciada, pois atendemos gestantes que vêm de todas as regiões do Estado, com situações diversas”.

Jhonatan é o primeiro filho de Jenniffer Cristina dos Santos Cardoso, 21 anos, moradora do bairro do  Aurá, em Ananindeua. Ele nasceu de parto cesariano no início da tarde desta segunda-feira, 12 de abril, pesando 3,205 Kg.  Jenniffer contou que estava fazendo o pré-natal no posto de saúde do bairro, mas na última madrugada passou mal e foi para o Hospital Anita Gerosa, e ao chegar lá foi encaminhada para a Santa Casa. “Fui muito bem acolhida por todos assim que cheguei na Santa Casa. Não demorou quase nada para me atenderem e me senti confortável e segura com o acolhimento recebido. Considero excelente o atendimento daqui”.

Para a médica obstetra Thaíse Bezerra, a obstetrícia é tanto a dedicação integral do profissional quanto a entrega da paciente. “Posso dizer que a obstetrícia é uma área que a gente vê de tudo. A Santa Casa é uma escola da vida. E aqui temos suporte de verdade”, exclama a médica. 

A coordenadora do Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP) da Santa Casa, Luzia Santana,  falou da importância da enfermagem obstétrica no atendimento às gestantes, e disse que tem satisfação em ver o resultado do trabalho conjunto da equipe multiprofissional na assistência às gestantes. “A enfermagem obstétrica tem um importante papel no processo de gestação, no parto e nascimento porque tem oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento e todas as evidências científicas em prol do bem-estar da mãe e do bebê. Cada nascimento é uma experiência nova para mãe, mesmo que ela já tenha tido dez filhos, e pra gente também. A gente tem um orgulho muito grande de poder trabalhar, na melhor maternidade do Estado, acolhemos mulheres de vários municípios atendendo às suas necessidades, olhando cada uma como um ser único”.