Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GURUPÁ

Emater treina agricultores de comunidade quilombola para manejo de açaizais

Curso focou no aumento da produção de frutos, causando o mínimo de impacto na floresta

Por Etiene Andrade (EMATER)
09/04/2021 11h14

Dez agricultores familiares da Comunidade Quilombola Nossa Senhora de Pucuruí foram capacitados pelo escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) em Gurupá. O curso, ocorrido na quinta-feira (8), focou em técnicas para o manejo sustentável do açaizal nativo.

“Repassamos técnicas de manejo de açaizal de tal forma que aumente a produção de frutos, causando o mínimo de impacto na floresta, ou seja, os produtores aprendem a aumentar a produção de frutos sem interferir na biodiversidade florestal”, explica Ted Quemel da Fonseca, chefe do escritório local e responsável pelo treinamento. “Deixamos dentro da área do açaizal as árvores que servem de abrigo e alimento para os animais (aves, mamíferos e insetos) e que, por sua vez, contribuem para que esse aumento da produtividade aconteça”, complementa Quemel.

Além de orientações para o manejo sustentável, os produtores também receberam treinamento para o plantio de mudas. O agricultor Adriano Pimentel vive na Comunidade Nossa Senhora do Purucuí, onde realiza o extrativismo do açaí e também produz mandioca, macaxeira e abacaxi. Ele acredita que com as técnicas de manejo e plantio pode melhorar a produção e obter uma fonte complementar de renda. 

“Nós não sabíamos nada dessas técnicas de manejo, nem como plantar, adubar e tirar a muda. Com o treinamento da Emater, eu acredito que vamos aumentar a produção, pois vamos saber tirar e produzir mais açaí, que é muito procurado e pode aumentar a nossa renda”, conta otimista o produtor. 

Na próxima semana, será realizado um novo treinamento para mais dez agricultores de uma comunidade do Rio Ipixuna. A capacitação tem o apoio da prefeitura de Gurupá e segue as normas de distanciamento previstas no Decreto Estadual relativo à pandemia de Covid-19.