HRPL oferece curso gratuito sobre cuidados paliativos
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 40 milhões de pessoas no mundo necessitam de cuidados paliativos, nem todos necessariamente em fase final de vida, mas já com doenças consideradas incuráveis. E apenas uma em cada 10 pessoas recebe esse tipo de cuidado. Diante desse cenário, e disposta a capacitar profissionais no nordeste paraense, a direção do Hospital Regional Público do Leste (HRPL) promoveu gratuitamente o curso sobre "Cuidados Paliativos" para quase 30 participantes, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na saúde pública da região.
O curso foi promovido na quarta-feira (29) para profissionais com atuação nos municípios da 5ª Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e da 3ª Região Metropolitana, que compreendem 23 municípios e reúnem uma população estimada em 900 mil habitantes.
“O curso é de suma importância para que todos os profissionais de saúde possam expandir seus conhecimentos, não apenas para o cuidado com pacientes em UTI, mas de uma forma geral. Os profissionais que ministram o curso estão de parabéns!”, ressaltou o técnico de enfermagem Carlos Araújo, 41 anos, natural de Paragominas, município da região.
Qualidade do atendimento - Segundo o diretor de Enfermagem Clóvis Guse, durante a capacitação, ministrada por parte da equipe multidisciplinar do HRPL, os participantes tiveram a oportunidade de debater e conhecer todos os processos dos cuidados paliativos que atualmente são aplicados em qualquer paciente com patologia incurável, ou que coloque em risco a sobrevivência. “Quero agradecer a todos os participantes da capacitação que reservaram uma parte do seu tempo para investir em conhecimento, que vai melhorar a qualidade do atendimento aos usuários”, destacou o diretor.
No recente aprendizado, a enfermeira e intensivista Lidiane Queiroz, 38 anos, aproveitou para conhecer uma realidade até então desconhecida no seu dia a dia. “Foi muito importante participar desse curso, porque não temos a prática desse cuidado no município”, disse a enfermeira, destacando a importância de levar esses conhecimentos ao agentes do Programa Saúde Família (PSF), que atuam diretamente com as famílias e os cuidadores desses pacientes que tiverem alta hospitalar, mas que continuam precisam de cuidados, do acolhimento humanizado, para manter a dignidade nos últimos momentos de vida.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os cuidados paliativos têm várias finalidades, entre as quais fornecer alívio para dor e outros sintomas estressantes; reafirmar vida e a morte como processos naturais e integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao aspecto clínico de cuidado do paciente.
Temática - Durante o curso foram abordados os seguintes temas: "Terminalidade - conceitos, fundamentos, princípios", "Aspectos Éticos", "Aplicabilidade das Escalas de Paliação", "Fases do Estado Terminal", "Envolvimento Físico/Emocional de Familiares e Profissionais" e "Abordagem multiprofissional". Todos os participantes receberam certificados.
Com 70 leitos, o HRPL dispõe de clínica médica e cirúrgica nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, endocrinologia, ginecologia, mastologia e traumatologia/ortopedia.
O Hospital Regional Público do Leste pertence ao governo do Estado e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, em parceria com a Sespa.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no Bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.