Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'CIÊNCIA NA ILHA'

Projeto da UFPA e Seduc envolve mais de 600 alunos em Cotijuba

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/11/2017 00h00

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Marta da Conceição, na Ilha de Cotijuba, pertencente a Belém, iniciou nesta quinta-feira (30) as atividades do Projeto Ciência na Ilha, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e outras instituições. No evento, 661 estudantes matriculados na escola, e de anexos localizados em oito ilhas da região, participam do evento, que continuará nesta sexta-feira (1º).

O projeto contribui com a formação de graduandos da UFPA e de professores e alunos da rede pública. Com eventos como esse, os alunos podem aprofundar conhecimentos sobre conteúdos essenciais a sua formação, afirmou a diretora da escola, Lorena Saem.

A programação do projeto, desenvolvido pelo Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA, ao qual está vinculado o Projeto Ciência na Ilha, mobiliza mais de 300 professores, graduandos e técnicos de instituições de ensino superior da Seduc, órgãos de segurança e da Prefeitura de Belém.

Os estudantes participaram de oficinas sobre temáticas variadas, como cuidados com a saúde, literatura, ecologia, sexualidade, Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), jogos de química e higiene pessoal.

O “Ciência na Ilha”, criado em 2006, é a culminância do Clube de Ciências, que funciona desde 1979 na UFPA e mantém atividades de iniciação científica em escolas públicas de Belém.

Interação - A programação do “Ciência na Ilha” começou na terça-feira (28). Na quarta-feira (29) ocorreu a formação de 90 professores da Seduc na Escola Estadual Avertano Rocha, no Distrito de Icoaraci, promovida pelo Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor/Seduc) e UFPA.

A quinta edição do projeto teve na programação desta quinta-feira oficinas, uma delas sobre Literatura e Ciência – Telúricas do Grão-Pará, coordenada pela professora Elizabeth Orofino, da UFPA.

Raiana Ferreira, Ana Karolyne Guimarães, Liandro e Leniane Arnaud - alunos do anexo da Escola Marta da Conceição na Ilha de Urubuoca -, participaram da oficina e também se apresentaram como praticantes de jiu-jitsu, ao lado dos instrutores, o cabo da Polícia Militar Kledson Godinho e soldado Marinei Santos.

Cotidiano dos alunos - Outra oficina abordou a temática do cotidiano dos estudantes ilhéus: o barco, a capacidade e peso de embarcações. O estudante Lucas Monteiro Barbosa, 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio, participou da oficina e ficou empolgado com a experiência. “Eu quero ser engenheiro mecânico, e hoje verifiquei como se dá a distribuição do peso em uma embarcação e a necessidade de se respeitar a capacidade do barco para a flutuação”, contou.

Outra turma de alunos teve a oportunidade de aprender como se faz um microscópio alternativo com componentes descartados de telefone celular. A oficina foi ministrada pelas professoras de Biologia Aline Pinheiro e Taiane Novaes, da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Vitória Patrícia Bronze, 13 anos, aluna do 7º ano, que pretende estudar medicina, participou de uma oficina sobre higiene, a partir de um jogo de trilha, em que os próprios estudantes são as peças em deslocamento. “Foi muito bom. Essa ação ajuda a gente a aprender mais sobre as coisas, sobre os cuidados com a higiene, com a saúde”, destacou Vitória.

Outra oficina foi um jogo de perguntas e respostas sobre Química, organizado pelos graduandos da UFPA Annanda Pires, 21 anos, e Lúcio Lima, 23 anos. “Quando a gente decide ser professor tem que compartilhar o conhecimento com os alunos em todos os lugares”, ressaltou Annanda Pires.

Um grupo de estudantes da Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, que desenvolvem um projeto de comunicação social, incluindo a Rádio Escola Raposo, faz a cobertura do projeto na Ilha.

Mais atividades - Para a sexta-feira (1º) está programada a exposição de trabalhos da Uepa, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar do Pará, de sócios mirins do Clube de Ciências do Iemci e de estudantes de escolas estaduais.

Serão apresentados trabalhos pelas escolas estaduais Regina Coeli Sousa Silva – Smart Home: casa inteligente visando à eficiência energética; Luiz Nunes Direito – Bomba d´água movida a energia solar para utilização em pequenas embarcações; Maria Araújo de Figueiredo – Captação de água pluvial para irrigação de horta escolar e Coleta de materiais descartáveis para confecção de objetos de decoração.