Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Acolhidos em abrigos estaduais celebram a Páscoa com programação especial

Cerca de 20 idosos do Nosso Lar Socorro Gabriel participaram de um almoço, com entrega de kits com bombons de chocolate

Por Camila Santos (SEASTER)
04/04/2021 16h17

Aproximadamente 20 idosos acolhidos no abrigo estadual Nosso Lar Socorro Gabriel participaram de um almoço especial em alusão ao domingo de Páscoa (4). Um dos momentos mais esperados foi a entrega de kits com bombons de chocolate.

Aline Cordeiro, gerente do espaço, conta que as comemorações são esperadas entre os acolhidos, e contribuem como estímulo ao bom convívio entre os idosos e os profissionais que atuam no local.

"Esses momentos são vistos como um incentivo à socialização e à integração ao convívio familiar dentro na unidade, já que procuramos sempre valorizar os significados de fraternidade e de união. Em datas comemorativas, os idosos, inclusive, solicitam que os funcionários façam suas refeições junto com eles, enaltecendo ainda mais o sentido de família", destaca.

O Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) atende 81 idosos em duas Unidades Estaduais de Acolhimento à Pessoa Idosa, o Nosso Lar Socorro Gabriel e o Lar da Providência.

Como forma de prevenção e combate ao coronavirus, a Secretaria suspendeu visitas, cancelou saídas externas, manteve a desinfecção dos espaços e fez a aquisição e utilização de Equipamentos de Proteção Individual, como máscaras e uso do álcool em gel. A pasta também fez adequações nos espaços para isolamento de idosos, além da realização de testes rápidos.

População em Situação de Rua

Pessoas em situação de rua, acolhidas na Escola Lauro Sodré, no bairro do Marco, em Belém, também tiveram um feriado de Páscoa diferente. Logo pela manhã, os acolhidos participaram de uma atividade musical promovida pelo enfermeiro Marcos Trindade, profissional que está atuando no abrigo através da Secretaria de Saúde do Município de Belém (Sesma). O momento foi marcado por emoção e agradecimento.

"Faço um trabalho lúdico há mais de cinco anos através do grupo ‘Os Enfermermágicos’, onde levamos educação em saúde, palestras, música e espiritualidade aos nossos pacientes. Hoje, em uma data tão especial como a Páscoa, onde os cristãos celebram a ressurreição de Jesus, achei que era um dia propício para fazer algo diferente durante o meu plantão. Levar um pouquinho de alegria, amor, de união, de espiritualidade, através do louvor, da música gospel. Acolher quem precisa", disse o enfermeiro.

Os espaços instalados para a população de rua já contam com aproximadamente 200 pessoas, entre homens, mulheres, idosos, casais, famílias com crianças e população LGBTQI+. Atividades esportivas têm sido realizadas durante a semana, além dos atendimentos de saúde, consultas e acompanhamento psicossocial. As ações são promovidas pelo governo do Estado, através da Seaster, Sespa, Fundação ParáPaz, e contam com a parceria da Prefeitura de Belém.