Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RENOVAÇÃO E FÉ

Páscoa vira sinônimo de renascimento para casal tratado da Covid-19 em Santarém

Durante 11 dias o casal recebeu atendimento no Hospital de Campanha, instalado pelo governo do Estado

Por Bruno Magno (SEOP)
02/04/2021 20h38

Páscoa é sinônimo de renascimento e esperança para os cristãos e se esse "nascer de novo" for diante da Covid-19, a comemoração ganha um sabor especial. Foi o que aconteceu com o casal Alex Flexa, de 43 anos, e Demétria Filomena Flexa, de 55, que receberam alta no mesmo dia no Hospital de Campanha de Santarém, no oeste paraense, na última quinta-feira (01). Casados há 20 anos, ambos tiveram os pulmões comprometidos pelo novo coronavírus e ficaram internados na unidade hospitalar durante 11 dias. 

Professora da rede estadual de ensino, Filomena conta que há duas semanas ambos apresentaram os sintomas da doença e procuraram a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Santarém, onde foram diagnosticados com a doença. Após exames de imagens, foi verificado que os dois estavam com os pulmões comprometidos pelo novo coronavírus e que precisariam ser internados no Hospital de Campanha de Santarém para tratamento médico.O casal Alex e Demétria Flexa superou 11 dias de internação e saiu renovado do Hospital de Campanha

"A partir daí demos entrada juntos no hospital de campanha. Um passava apoio para o outro, então isso foi muito importante e ajudou bastante na nossa recuperação. Claro que tiveram momentos difíceis, quanto tivemos que ficar separados e não tínhamos notícia um do outro. Mas tínhamos muita fé que venceríamos a doença e juntos fomos mais fortes", explicou Filomena, que tem um casal de filhos e dois netos. 

Católica, ela enfatiza que a doença a fez repensar na vida e agradeceu a equipe médica do Hospital de Campanha de Santarém pela acolhida. "Precisamos nos humanizar mais, eu me tornei outra pessoa, então isso me fez repensar na vida, no quanto precisamos ser mais humanos. Aproveito a oportunidade para agradecer ao doutor Tardeli (médico do hospital) e toda sua equipe, que foram maravilhosos conosco. A estrutura do hospital é muito boa e a população precisa saber disso. Precisamos desfazer essa imagem de que os hospitais de campanha não são bons, fomos muito bem assistidos lá", agradeceu. 

Não menos emocionado, Alex Flexa, que atua como autônomo em Santarém, ressalta que foram dias difíceis na luta contra a doença, mas que nunca perdeu a fé. "Ficamos muito próximos e isso nos uniu mais ainda para lutar pela vida. Sou muito católico é uma dádiva poder passar a Páscoa com meus filhos, netos e minha família. Páscoa é renascimento da vida, então só tenho a agradecer pelo tratamento no hospital. Estar vivo é maravilhoso", disse ele, emocionado.  

Para a irmã de Filomena, que acompanhou a internação dos dois de perto, o momento da alta médica do casal, na última quinta-feira, foi um presente de Deus. "Não tem coisa melhor que isso. Hoje está sendo um dia especial pra nós. Quero agradecer também aos profissionais de saúde pelo carinho com minha irmã e cunhado. Imagino o quanto é dificultoso viver tudo isso nesse momento", contou Marília Flexa, de 49 anos. "Na semana da Páscoa não tem como não agradecer e pensar em renascimento e vida nova", completou ela. 

Atendimento - Funcionando como retaguarda para a região do Baixo Amazonas no combate à pandemia de Covid-19, o Hospital de Campanha de Santarém foi aberto no dia 18 de fevereiro, por meio de uma parceria entre o Governo do Pará e a Prefeitura de Santarém. A unidade está montada na Escola Estadual Maria Uchoa Martins, localizada no bairro Floresta, a 800 metros do Hospital Regional do Baixo Amazonas.

Até a tarde desta sexta-feira (2), 262 pacientes já haviam sido atendidos na unidade, dos quais 26 foram transferidos para outras unidades, 179 receberam alta e 11 foram a óbito. 

“A Páscoa é um momento de renovação e fé, por isso queremos que aqueles que ainda estão nessa luta não percam as esperanças e acreditem que boas notícias e tempos de mais saúde estão por vir”, finaliza o secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho.