Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À PANDEMIA

Estado designa maioria dos leitos do Jean Bitar para pacientes com Covid

Para se integrar à rede pública de enfrentamento à pandemia, o HJB adotou uma série de procedimentos internos

Por Joelza Silva (HJB)
01/04/2021 19h48

Francisca Ana de Jesus da Silva está entre as 38 pessoas já recuperadas da Covid-19 no HJBO Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, foi designado pelo Governo do Pará no último dia 18 de março, por meio de portaria publicada no Diário Oficial (DOE), para prestar assistência à saúde de pacientes infectados pelo novo coronavírus. A medida faz parte da estratégia de ampliação de leitos do governo, que beneficia oito regiões em todo o Pará.

Com a designação, a unidade reduziu em 75% as consultas ambulatoriais, mantendo o serviço apenas para usuários que necessitam de tratamento contínuo. As cirurgias eletivas também foram suspensas. Em menos de 15 dias de atendimento a casos de Covid-19, o HJB recebeu 78 pacientes. Desse total, 38 já receberam alta médica.

Profissionais do HJB foram preparados para atender pessoas infectadas pelo novo coronavírus

De acordo com a gerente Assistencial do HJB, enfermeira Alexandra Santos, para atender pacientes com Covid-19 referenciados à unidade houve a reorganização dos fluxos com base no Plano de Contingência do Coronavírus da instituição. Antes do novo perfil assistencial do HJB, o documento era direcionado à prevenção do novo coronavírus, tendo sido readequado ao novo contexto assistencial, levando em consideração o que preconiza o Ministério da Saúde (MS) para o enfrentamento da doença.

Preparação - Segundo a gerente, a gestão investiu em treinamentos para cumprir as orientações do documento, como paramentação e desparamentação, com ampla divulgação em todos os setores assistenciais, e ainda por meio de vídeo educativo para os funcionários. Além disso, fluxos específicos foram elaborados para que cada setor da instituição estivesse preparado para atender a nova demanda.

“Sentimos o grande impacto e a responsabilidade de preparar a equipe assistencial para atendimento do paciente com Covid-19. Providenciamos a aquisição e disponibilização de insumos para a equipe de assistência direta desempenhar suas atividades. Também organizamos os fluxos conforme o Plano de Contingência. Todas as ações foram elaboradas em conjunto com a diretoria e equipe multiprofissional, para que estejamos alinhados frente à mudança radical no perfil de atendimento”, destaca a gerente Assistencial.

O governo do Estado amplia a rede de atendimento a casos de Covd com leitos no Hospital Jean Bitar

Conforme a diretora Técnica do HJB, nutróloga Denise Villacorta, o Plano de Contingência leva em consideração as internações dos usuários com Covid-19 e todas as atividades direta ou indiretamente ligadas ao atendimento prestado.

“Temos 50 leitos direcionados ao tratamento dos pacientes com Covid-19. Desses, 10 são de UTI e 40 são leitos clínicos. A equipe assistencial fica totalmente restrita e paramentada conforme a necessidade do atendimento. Vários fluxos foram elaborados levando em conta, por exemplo, a circulação e uso de elevadores pelos colaboradores, e entregas de medicação e de alimentação, visando à segurança dos profissionais envolvidos no atendimento e de todos os colaboradores”, informa a diretora.

Agradecimento - Conforme Maria das Dores da Silva Menezes, filha de Francisca Ana de Jesus da Silva, 82 anos, moradora do bairro da Pedreira, uma das pessoas recuperadas da Covid-19 no "Jean Bitar", a mãe assegurou que o atendimento foi "melhor do que ela esperava". "Minha mãe, mesmo ainda com dificuldade em falar, comentou comigo que gostou muito do atendimento do Hospital Jean Bitar, nesses 10 dias que ficou internada. Ela elogiou muito os médicos, o pessoal da enfermagem, e falou muito bem da comida. Ficamos muito felizes e agradecidos a todos pelo tratamento e pela cura da minha mãe. Ela entrou grave e saiu andando", conta Maria das Dores.

Na mudança do perfil assistencial do HJB, destaca a diretoria, é fundamental o acompanhamento das rotinas in loco pela área assistencial, para que o atendimento seja conforme o planejado. Segundo o diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, é “gratificante” saber que o Hospital Jean Bitar, agora integrado à rede estadual de assistência a pacientes com Covid-19, está contribuindo com o enfrentamento da pandemia.

“Continuaremos salvando vidas, e agora ainda mais convictos da nossa responsabilidade em continuar prestando uma assistência humanizada e com a qualidade já comprovada pelos usuários dos nossos serviços”, assegura o gestor.