Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PANDEMIA

Segup e Sespa reforçam estratégias para o avanço da vacinação no Pará

Governo une esforços em diversas áreas para o combate da Covid-19 em todo o Estado

Por Bruna Brabo Secom (SECOM)
01/04/2021 10h54

Desde o início da pandemia, o Governo do Pará tem atuado de maneira enérgica para combater o avanço do novo coronavírus no Estado. Para tanto, em caráter emergencial, as equipes contam com a união de esforços de diversas áreas para garantir segurança, saúde e desenvolvimento econômico do Pará.

Considerados essenciais na sociedade, profissionais da saúde e da segurança pública estão na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus em todos os 144 municípios. Médicos, enfermeiros, técnicos, policiais e equipes do Corpo de Bombeiros atuam diretamente junto aos cidadãos.

“Os órgãos de segurança pública estão de forma integrada, não só com os órgãos do Estado do Pará, mas também com os municípios envolvidos, para que a gente possa fazer cumprir não só os decretos e garantir a segurança da população, mas também auxiliando a logística e a distribuição de vacinas, de insumos, equipamentos, profissionais de saúde no combate à pandemia por todo o Pará”, ressaltou o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.

Ainda de acordo com a Segup, toda a frota de aeronaves e embarcações do grupamento fluvial foi disponibilizada para dar suporte na logística de insumos e na escolta de equipamentos de saúde no Estado. Além disso, profissionais de saúde de todos órgãos do sistema de segurança pública do Pará foram cedidos para auxiliar os técnicos das prefeituras na vacinação, acelerando o processo de imunização.

Graesp – Para levar a vacina aos quatro cantos do Pará, foi necessário desenvolver um planejamento logístico construído entre Segup e Sespa. Em 12 horas, o primeiro lote de vacinas recebido do Ministério da Saúde chegou a todos os 13 Centros Regionais de Saúde espalhados por todas as regiões do Pará, e em menos de 24 horas os imunizantes foram entregues aos 144 municípios paraenses, seja nas regiões mais próximas, como o nordeste do Estado, seja nos locais mais distantes, como Calha Norte e o Marajó.

“A parceria com a Segup tem sido fundamental, já que a secretaria tem realizado um trabalho em conjunto com a Sespa e, com isso, conseguimos fazer chegar rapidamente a todos os 13 Centros Regionais as vacinas contra Covid-19, para que os municípios continuem imunizando toda a população paraense e o Graesp também nos ajuda muito nas transferências de pacientes que precisam de leitos”, assegurou o secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho.

Num Estado de dimensões continentais como o Pará, o deslocamento para algumas regiões exige uma logística diferenciada, por isso, para atender as demandas do interior, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) tem atuado estrategicamente. 

“Com as nossas aeronaves, a gente consegue transportar todas as vacinas no mesmo dia para todos os municípios do Marajó, todos os municípios do Oeste, Calha Norte e todos os municípios do Sul do Pará. Então, conseguimos acelerar a entrega, fazendo com que a vacina chegue mais rápido para população e que mais rápido também a população seja vacinada. A gente tem participado também com a Sespa no transporte de enfermos de Covid. Geralmente, é fazer a remoção de um hospital para outro com apoio de equipamento de proteção individual e assistência de um médico e de um enfermeiro”, ressaltou o coronel Armando Gonçalves, diretor do Graesp.

Policlínicas – O governo também reforçou o policiamento em hospitais para garantir a segurança dos profissionais de saúde e o fluxo dos trabalhos. A medida abrange também as Policlínicas Itinerantes e fixas em Belém e no interior do Estado. 

“Quando parte da nossa equipe iniciou no Hospital Abelardo Santos já tínhamos a parceria da PM e continuamos com ela para as Policlínicas Metropolitanas, as dos territórios do TerPaz e as metropolitanas nos interiores do Estado. Sempre com a Polícia Militar dando todo e total apoio e segurança para as nossas ações. Estivemos agora nessas ações da Policlínica nas regiões dos Caetés, do Baixo Amazonas e do Xingu e em nenhum momento deixamos de ter a presença da PM”, garantiu a coordenadora das Policlínicas Itinerantes, Alessandra Amaral.