Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Professores da Uepa lançam guia sobre curativos em feridas ortopédicas

O e-book foi organizado pelos docentes Benedito Gomes e Anderson Bentes

Por Daniel Leite Júnior (UEPA)
01/04/2021 10h29

Segundo pesquisas do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), a mudança no paradigma referente ao manejo clínico e o tratamento de feridas ortopédicas foram estimuladas pelos avanços tecnológicos que geraram novas perspectivas de abordagem terapêutica. Para contribuir com a literatura científica da área, os professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) Benedito Gomes e Anderson Bentes organizaram o e-book Guia de Curativos em Feridas Ortopédicas.

O livro digital, lançado pela editora Neurus, no final do ano de 2020, surgiu a partir observação dos pesquisadores em trabalhos de campo referente à necessidade de o profissional da saúde possuir um guia que possa orientar a prática de cuidados clínicos com pacientes que tenham feridas ortopédicas.

Segundo Benedito Gomes, docente auxiliar do curso de Enfermagem da Uepa em Tucuruí e aluno do Programa de Mestrado em Cirurgia e Pesquisa Experimental (Cipe), a pesquisa é resultado de um trabalho em parceria com outros profissionais dentro do Hospital Regional do município. “No hospital que atuo, é grande o número de pacientes que buscam por atendimentos especializados para tratamento de feridas ortopédicas, porém poucos profissionais têm a expertise para a realização de curativos, a partir de procedimentos específicos, como os abordados na pesquisa”, afirmou.

Na área da saúde, os protocolos de assistência são recursos que têm como função orientar a execução das atividades, pois descreve cada passo que deverá ser dado pelo profissional na busca por garantir resultados positivos dos tratamentos. Dessa forma, o e-book Guia de Curativos em Feridas Ortopédicas se configura como um manual que se aprofunda nos protocolos de assistência em saúde voltados a pacientes que precisam receber atendimentos especializados nas feridas ortopédicas.

O docente do Programa Cipe, Anderson Bentes, explica que durante a construção do e-book foram consultados diversos especialistas, com o intuito de produzir um conteúdo com linguagem direcionada para todos os tipos de profissionais da área da saúde.

“A obra, por ser construída de forma multidisciplinar, possibilita que as equipes de enfermagem e de médicos de um hospital possam ter um melhor preparo prático para lidar com pacientes que tenham feridas ortopédicas, seguindo todo o protocolo de segurança médica, desde a consulta, como também para realização de um pré-operatório de qualidade para conseguir fazer um pós-operatório sem complicações para o paciente, sendo todos esses processos ligados ao que é exigido pela legislação”, diz.

O e-book orienta os profissionais da saúde que desejam se instrumentalizar dentro da temática dos curativos em feridas ortopédicas, em todos os níveis de atenção à saúde. Além disso, contribui para formação acadêmica de discentes, docentes e pesquisadores de todas as áreas da saúde, com o intuito de melhorar as práticas e as atuações do profissional que lida, diariamente, com pacientes que precisam deste tipo de atendimento especializado.

A obra está disponibilizada gratuitamente no site da editora. Acesse o e-book