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Encontro com secretários destaca a importância da gestão escolar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/03/2017 00h00

Reunidos no auditório da Escola Estadual de Educação Tecnológica Professor Anísio Teixeira, no Umarizal, no I Encontro de Integração da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com Secretários Municipais de Educação, nesta quinta-feira (16), os gestores municipais identificaram a gestão escolar como ferramenta capaz de viabilizar novos rumos na preservação do patrimônio das escolas e no atendimento aos estudantes diante da crise econômica no país.

O tema foi abordado pela secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage e trabalhado por dirigentes e técnicos da Secretaria Adjunto de Logística Escolar da Seduc, em explanações acerca do funcionamento de escolas públicas estaduais e municipais e debates envolvendo os secretários municipais.

O secretário de Logística Escolar, Roberto Damasceno, falou sobre o atendimento das comunidades escolares com relação à reforma, ampliação e construção de unidades escolares, merenda escolar, transporte de alunos e patrimônio das escolas. “É fundamental que possamos todos estabelecer um fluxo contínuo de informações sobre o funcionamento das escolas quanto à logística escolar, para agirmos no planejamento e execução de ações nas escolas”, disse.

O diretor de Recursos Técnicos e Imobiliários da Seduc, Luiz Paulo Mendes, destacou que, de 2011 até 2016, a secretaria entregou 152 obras, entre 21 construções e 131 reformas. Até dezembro de 2018, devem ser entregues 485 obras. A secretaria atuará em 226 quadras de esporte e 139 reformas e construções, 86 obras com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 34 obras de manutenção.

Segundo a Seduc, 83% dos problemas de infraestrutura na rede estadual são provenientes de mau uso do patrimônio escolar e 17% são relacionados à engenharia. Esse cenário serve de referência para as escolas municipais investirem na gestão de assuntos escolares. Há necessidade de conservação de espaços, equipamentos e dos imóveis escolares.

“Esse evento traz orientações para o melhor uso dos espaços das escolas e para orientar os alunos a conservarem o patrimônio. Existe ainda o canal direto de comunicação com a Seduc. O evento contribui com os gestores escolares”, afirmou o secretário de Educação de Marapanim, Rinaldo Palheta. Nesse município, funcionam 58 escolas municipais e duas estaduais, atendendo nove mil estudantes.

O material inservível nas escolas, itens do patrimônio imobiliário, não pode ser armazenado em qualquer lugar. Essa orientação foi repassada pela coordenadora de Material e Patrimônio, Solange Marques. O material deve ser colocado em local adequado, e a direção da escola deve encaminhar documento para a Seduc referente aos itens em questão. Técnicos levantam informações sobre esses bens nas escolas.

Os secretários municipais receberam ainda informações sobre aspectos da merenda escolar, transporte escolar e livro didático, a cargo dos dirigentes Leila Ferreira, Lucileide Brito e Renato Gomes. A coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc, Glória Guerreiro, falou sobre o 59º Jogos Escolares Paraenses (JEPs), que ocorrem a partir de maio.