Gflu capacita agentes de segurança para pilotar embarcações nos rios do Pará
Seja aumentando a frota de embarcações pelos rios do Pará ou fazendo capacitações para os agentes, o Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), tem investido cada vez mais em melhorias que proporcionam melhor atuação do efetivo nas missões.
Nesta terça-feira (30), pilotos da área fluvial da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros participaram do curso de Pilotagem de Lancha Blindada, recentemente adquirida pelo grupamento. Os agentes tiveram uma palestra no auditório do Gflu e posteriormente participaram do teste prático no pier do Grupamento para verificar a operacionalidade da lancha.
Para o diretor do Grupamento Fluvial, delegado Arthur Braga, o curso é extremamente necessário para mostrar os detalhes técnicos de navegação, específicos desse tipo de embarcação. “A lancha blindada tem um casco diferenciado apropriado para baía, diferente do curso da lancha anterior que é utilizada em rio morto. Então é preciso que os pilotos sejam capacitados para saber essa operacionalização e assim navegar em águas agitadas com segurança”, explicou o diretor. O curso tem certificação e foi ministrado pela equipe de engenheiros da empresa que constrói as lanchas blindadas.
Parte dos alunos que estão participando do treinamento vão integrar um grupo de tripulação operacional, formado para pilotar exclusivamente as embarcações blindadas. O grupo terá capacitação dos servidores com cursos técnicos e operacionais, para conhecer não só a embarcação, mas também a região das navegações.
Investimentos
No mês passado, em parceria com a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, o Gflu capacitou mais de 30 agentes do interior do Estado para condução e manutenção de embarcações do Serviço Público.
Para dobrar a capacidade operacional da segurança fluvial, os agentes de segurança pública receberão, até o final deste ano, 15 novas embarcações, além de 23 que passam pelo processo de remotorização e revitalização.
Blindada - A primeira lancha blindada do Pará “Aruanã” foi entregue em dezembro do ano passado para agir em ações ostensivas de combate a crimes graves, a exemplo do tráfico de drogas, pirataria e assaltos a bancos, nos municípios localizados de forma estratégica, em lugares onde o rio é facilmente utilizado como rota de fuga.