Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Serviço de Fissurados da Santa Casa participa de estudo clínico nacional em nutrição

iniciativa é apoiada pela organização mundial Smile Train e vai beneficiar dezenas de pacientes atendidos no hospital

Por Helder Ribeiro (SANTA CASA)
30/03/2021 14h26

O Serviço de Referência em Fissuras e Anomalias Craniofaciais da Fundação Santa Casa do Pará é uma das áreas que está participando do primeiro estudo clínico multicêntrico em nutrição nos primeiros 1000 dias de vida, apoiado pela Smile Train (Organização mundial vinculada à causa da fissura labiopalatina), em todo o território brasileiro.  

Médica cirurgiã craniofacial, Cynthia Martins RochaA médica cirurgiã craniofacial Cynthia Martins Rocha, coordenadora da pesquisa no hospital, relata que a Santa Casa, está há 6 meses desenvolvendo um importante projeto de avaliação nutricional e intervenção nos pacientes atendidos pelo serviço. “O objetivo é que com o apoio adequado do ponto de vista nutricional, consigamos operá-los em tempo apropriado, reduzindo adiamentos de cirurgias por doenças ou baixo peso”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma alimentação adequada durante os Primeiros 1.000 Dias, compreende uma dieta equilibrada da mãe na gravidez, mais o aleitamento materno exclusivo (sempre que possível) nos seis primeiros meses de vida do bebê, somado à introdução de alimentos, como água, sucos, chás e papinhas a partir dos 6 meses.

Este período, que compreende os 270 dias da gestação, mais os 730 dias do nascimento até que ele complete dois anos de idade, é a etapa mais importante para o desenvolvimento físico e mental da criança, fundamental para o desenvolvimento dos sistemas nervoso e imunológico, e para a formação de bons hábitos alimentares, que contribuem para que ele se torne um adulto saudável.

Para garantir o bom resultado do projeto, são entregues às famílias de pacientes kits de estudo contendo o que é necessário para viabilizar de maneira correta o acompanhamento nutricional, como bomba extratora de leite humano, balança, fórmula infantil (quando há necessidade), cartilha com orientações e outros materiais.

A moradora de Salinas, nordeste do Estado, Cinele Nascimento Dias, 31 anos, é mãe do pequeno Kevin, que participa do estudo. Ela diz que percebeu uma evolução no ganho de peso do filho, graças a esse apoio da instituição.

Cinele Nascimento Dias e o filho Kevin recebendo o Kit

“Soube do projeto na primeira consulta do Kevin, aí passamos com a nutricionista e com a fonoaudióloga. Me explicaram como iria ser o acompanhamento da equipe e me entregaram um kit com leite, fita métrica, bombinha de tirar leite, chuquinha. Também me ensinaram a fazer o leite da fórmula e como tirar as medidas do Kevin toda semana. Ele está ganhando peso direitinho e fico feliz por isso, por saber que vai fazer a cirurgia logo logo. Tô gostando do projeto, às vezes não temos dinheiro pra comprar uma lata de leite, e essa ajuda é boa demais”

Nutrição - Para celebrar o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, marcado para o próximo dia 31, a Smile Train vai realizar uma semana de nutrição e saúde com uma programação voltada à educação de profissionais da saúde especializados e famílias, com a abordagem da importância da alimentação durante os primeiros 1000 dias de vida da criança. Durante esta semana, os profissionais que atuam no serviço da Santa Casa estarão participando da programação do evento que acontece de forma online através do Facebook da Smile Train Brasil.

Serviço - O Serviço de Referência em Fissuras e Anomalias Craniofaciais da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará foi implantado em 2018 e possui cerca de 900 pacientes em acompanhamento, na faixa etária de zero a 72 anos.

Desde sua implantação já foram realizadas cerca de 800 cirurgias craniofaciais e mais de oito mil consultas, tendo zerado a fila de espera no Estado pelo atendimento especializado.