Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará fiscaliza e preserva qualidade fitossanitária de produtos animais e vegetais

Equipes da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) atuam em Postos Fixos de Fiscalização distribuídos pelo Estado

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
29/03/2021 16h42

Equipes da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) em fiscalização do trânsito de animais, vegetais, seus produtos e subprodutos, têm incrementado esse trabalho para coibir o trânsito irregular das mercadorias e assegurar a sanidade fitossanitária desses produtos.

Neste domingo (28), no posto de fiscalização agropecuário de Jarbas Passarinho, os fiscais da Adepará vistoriaram uma carga com a primeira Guia de Trânsito Vegetal (GTV) de abacaxi, do município de Palestina do Pará. O achado que foi comemorado pelos servidores estaduais como exemplo de boa prática e consequentemente dos esforços da Adepará em garantir qualidade para essa produção e comercialização no território paraense. A carga de abacaxi oriunda da região produtora de Floresta do Araguaia, no sul estadual, tinha como destino outra Unidade da Federação.

"Com o documento GTV posso agregar valor e segurança ao meu produto, provando que é de uma área idônea e protegida contra a as pragas que acometem está cultura", ressaltou o produtor e transportador do abacaxi, Roberto Santiago dos Santos.

A Adepará ressalta que a Guia de Trânsito Vegetal (GTV) fortalece a cadeia produtiva no Pará, na medida que a documentação permite o acesso a novos mercados, agrega valor ao produto e possibilita novos convênios com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A GTV é emitida nos escritórios da Agência, mas pode ser emitida pelos próprios produtores, sem burocracia, para isso, basta o produtor, após o cadastro, acessar diretamente o Siapec (Sistema de Integração Agropecuária).

O fato de terem encontrado a carga de abacaxi com a respectiva GTV foi recebido pelos fiscais da Adepará como um ótimo retorno aos esforços da Agência para proteger e incrementar o agronegócio paraense.

“A GTV é o documento emitido para trânsito de culturas com potencial econômico, tendo a finalidade de preservar o patrimônio fitossanitário do estado do Pará, sendo exigida para as culturas do abacaxi, citros e mais recentemente do açaí”, informou o fiscal estadual Agropecuário Aldernei Simor, coordenador dos Postos de Fiscalização Agropecuária.

Fiscalizações - A fiscalização do trânsito de animais, vegetais, seus produtos e subprodutos é feita nos 15 Postos Fixos de Fiscalização espalhados pelo Estado. Também são realizadas as fiscalizações volantes nas rodovias e hidrovias.

Para maiores esclarecimentos sobre a GTV e outros assuntos relacionados à Adepará, o produtor pode procurar a Unidade Local da Agência mais próxima da sua propriedade. A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses.