Adepará fiscaliza e preserva qualidade fitossanitária de produtos animais e vegetais
Equipes da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) atuam em Postos Fixos de Fiscalização distribuídos pelo Estado
Equipes da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) em fiscalização do trânsito de animais, vegetais, seus produtos e subprodutos, têm incrementado esse trabalho para coibir o trânsito irregular das mercadorias e assegurar a sanidade fitossanitária desses produtos.
Neste domingo (28), no posto de fiscalização agropecuário de Jarbas Passarinho, os fiscais da Adepará vistoriaram uma carga com a primeira Guia de Trânsito Vegetal (GTV) de abacaxi, do município de Palestina do Pará. O achado que foi comemorado pelos servidores estaduais como exemplo de boa prática e consequentemente dos esforços da Adepará em garantir qualidade para essa produção e comercialização no território paraense. A carga de abacaxi oriunda da região produtora de Floresta do Araguaia, no sul estadual, tinha como destino outra Unidade da Federação.
"Com o documento GTV posso agregar valor e segurança ao meu produto, provando que é de uma área idônea e protegida contra a as pragas que acometem está cultura", ressaltou o produtor e transportador do abacaxi, Roberto Santiago dos Santos.
A Adepará ressalta que a Guia de Trânsito Vegetal (GTV) fortalece a cadeia produtiva no Pará, na medida que a documentação permite o acesso a novos mercados, agrega valor ao produto e possibilita novos convênios com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A GTV é emitida nos escritórios da Agência, mas pode ser emitida pelos próprios produtores, sem burocracia, para isso, basta o produtor, após o cadastro, acessar diretamente o Siapec (Sistema de Integração Agropecuária).
O fato de terem encontrado a carga de abacaxi com a respectiva GTV foi recebido pelos fiscais da Adepará como um ótimo retorno aos esforços da Agência para proteger e incrementar o agronegócio paraense.
“A GTV é o documento emitido para trânsito de culturas com potencial econômico, tendo a finalidade de preservar o patrimônio fitossanitário do estado do Pará, sendo exigida para as culturas do abacaxi, citros e mais recentemente do açaí”, informou o fiscal estadual Agropecuário Aldernei Simor, coordenador dos Postos de Fiscalização Agropecuária.
Fiscalizações - A fiscalização do trânsito de animais, vegetais, seus produtos e subprodutos é feita nos 15 Postos Fixos de Fiscalização espalhados pelo Estado. Também são realizadas as fiscalizações volantes nas rodovias e hidrovias.
Para maiores esclarecimentos sobre a GTV e outros assuntos relacionados à Adepará, o produtor pode procurar a Unidade Local da Agência mais próxima da sua propriedade. A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses.