Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTES

Governo do Estado encerra licitação para a pavimentação do lote 3 da PA-256

Via é uma das mais extensas e importantes da região do Rio Capim

Por Kátia Aguiar (COHAB)
29/03/2021 08h58

O Governo do Pará encerrou a licitação para construção e pavimentação asfáltica do lote 3 da PA-256, que compreende a travessia do Rio Capim até o entroncamento da PA-250 (Tailândia). No local, novos 43,5 quilômetros serão construídos e pavimentados. Os trabalhos estão sob jurisdição do 7º Núcleo Regional da Setran.

A PA-256, uma das vias mais extensas e importantes da região do Rio Capim, terá 150 quilômetros construídos e pavimentados nos próximos 24 meses. A rodovia faz a ligação entre nove municípios: Mocajuba, Cametá, Igarapé-Miri, Moju, Tailândia, Acará, Tomé-Açú, Ipixuna do Pará e Paragominas.

Dois trechos da rodovia já estão em obras; o primeiro compreende a travessia do Rio Capim até a Vila Nova, em Ipixuna do Pará, com 51 quilômetros de estrada; e o outro é uma extensão de 56 quilômetros entre a Vila Nova e o entroncamento com a PA-451, em Igarapé-Açu.

Segundo o titular da Setran, Adler Silveira, ainda este ano, será lançado o lote 4, "que trata-se da ponte sobre o Rio Capim, no entroncamento com a BR-010, que terá 560 metros de extensão, tornando a PA-256 uma rota alternativa de escoamento da produção paraense com excelente condições de trafegabilidade", destacou o secretário.

MAIS PONTES

A Setran também está substituindo 10 pontes de madeira por concreto armado na PA-256. O trabalho faz parte do pacote de obras que garantiu recursos para a construção de 178 novas pontes no Pará. Ao todo, 76 delas são construídas em municípios, por meio de convênios com o Estado; e outras 102, via execução direta do Governo do Pará.

A malha estadual tem ao todo 773 pontes, destas, 382 eram de madeira. O atual investimento consiste no maior projeto de construção de novas pontes e substituição das de madeira por concreto.