Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERAÇÃO

Pessoas acolhidas nos abrigos emergenciais têm atividades de lazer e entretenimento

As programações, realizadas de segunda a sexta-feira, mobilizam equipes da Fundação ParáPaz

Por Camila Santos (SEASTER)
24/03/2021 20h50

Pessoas em situação de rua, acolhidas nos três abrigos emergenciais abertos pelo governo do Estado na última sexta-feira (19), passaram a incluir na rotina momentos de entretenimento e lazer. Na terça-feira (23), quatro televisores foram doados pela empresa Sol Informática. Os aparelhos vão garantir aos abrigados o acesso a programas, noticiários, filmes e outros itens da programação.

Karla Santos, coordenadora de um dos espaços, disse que momentos de descontração e entretenimento contribuem para que este segmento de extrema vulnerabilidade seja estimulado a manter o convívio familiar e em grupo. "A gente percebeu uma mudança no comportamento dos acolhidos. Eles passaram a ficar mais juntos, se relacionando, assistindo aos programas, conversando. Isso faz com que eles se sintam bem aqui", disse a técnica da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Atividades esportivas, com os cuidados necessários, ajudam a manter uma rotina saudável nos abrigosAlém da programação televisiva, os acolhidos participam de atividades esportivas realizadas em parceria com a Fundação ParáPaz. Entre as modalidades destacam-se atividades funcionais, circuitos e modalidades com até quatro pessoas, além de jogos de tabuleiro, dominó e atividades artísticas.

Larissa Tobias, professora de Educação Física e integrante da equipe profissional da Fundação, explicou que as atividades visam promover entretenimento durante o período de acolhimento, a fim de que todos possam se sentir bem e consigam manter a interação em grupo. “Estou atuando no abrigo situado na Escola Dom Pedro II. Lá, nós trabalhamos com as crianças e os casais. Para as crianças são desenvolvidas atividades físicas e artísticas. Trabalhamos a agilidade, o equilíbrio, a concentração. Já na parte da arte-educação é um momento mais recreativo. Elas gostam dos lápis de cores, das canetinhas. Já para os casais disponibilizamos jogos de tabuleiro e jogos de memória, contribuindo com o passar do tempo e da interação entre eles”, informou.

As atividades esportivas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 09 às 12 h, e das 14 às 16 h.