Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran reforça estrutura para atender o público quando funcionamento for liberado

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
24/03/2021 18h33

Seguindo as medidas preventivas de combate à pandemia de Covid-19, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) paralisou, temporariamente, as atividades nos municípios em que o lockdown foi decretado — como é o caso de Belém e Região Metropolitana. Visando melhorar a demanda reprimida quando as atividades presenciais retornarem, o Detran vem trabalhando na estrutura do órgão para se adequar aos atendimentos, lembrando que ainda não há previsão para a retomada das atividades. 

Marcelo Lima Guedes, diretor geral do Detran, explica que as medidas tem como propósito tornar o atendimento mais eficiente quando for possível retomar as atividades presenciais. "Além da procura pelos serviços, que usualmente já é elevada, também teremos os usuários com o agendamento pendente das últimas semanas. Estamos trabalhando para melhorar o serviço e mostrar eficiência com o atendimento", explica. 

Uma das principais medidas que será adotada é a ampliação dos espaços em que os exames teóricos e práticos são realizados. A duplicação da área permite o aumento do número de exames realizados por dia, já que uma área será para exames de motos e outra para de carros, deixando de acontecer, portanto, exames em dias alternados por veículos para exames diários dos dois tipos de veículos. A ampliação do setor também irá descongestionar a demanda reprimida das vagas agendadas para o período em que o Detran teve o atendimento suspenso, por meio da abertura de agendas em que o usuário possa se reagendar nos canais de atendimento. 

Outra medida é a estruturação de tendas e estandes na área de vistoria, na parte externa do órgão, para o atendimento voltados aos serviços de habilitação, veículos e biometria. Anteriormente realizados na parte interna do prédio, o serviço adotado nesse formato pretende garantir mais segurança dentro dos protocolos de prevenção à pandemia, além de mais agilidade. 

O Detran também disponibiliza serviços digitais que geram mais comodidade para o usuário, como a emissão eletrônica de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) e Certificado de Registro de Veículo (CRV). A emissão dos boletos para o licenciamento anual e renovação da CNH também está disponível, bastando realizar o pagamento e aguardar a impressão dos documentos, caso não exista nenhuma pendência nos processos. 

Além da região metropolitana de Belém, as demais agências do órgão funcionam de acordo com o bandeiramento do município, adequando o atendimento ao público de acordo com as normas sanitárias em vigor. Canaã dos Carajás, Cametá, Igarapé-Miri e Altamira são alguns dos municípios com bandeiramento preto, além de Curionópolis que entra em lockdown a partir de amanhã (25). 

*Colaboração: Esther Pinheiro