Projeto da Setur qualifica comunidades em Cotijuba
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) inicia, nesta segunda-feira, 20, a terceira etapa do projeto de qualificação profissional em Hospitalidade Turística, na Ilha de Cotijuba, para atender as comunidades de Poção e Fazendinha. O primeiro curso é o de Administração em Empreendimentos Comunitários, que será ministrado de 20 a 24 de março, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Setur, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus da Comunidade do Poção, no horário de 9h às 15h. A ação faz parte do Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTur), desenvolvido pela Diretoria de Políticas em Turismo (DPOT) da Setur.
A ideia é que os alunos comecem a pensar em um plano de negócios para atuação na comunidade, sendo trabalhada a autoestima deles quanto empreendedores. O curso de Administração em Empreendimentos Comunitários propõe o progresso da atividade turística no local, assim como a formação de trabalhadores independentes financeiramente. O curso, assim como todo o plano, visa qualificar os moradores dessas comunidades para melhor receber o turista que chega em nosso estado, e também oferecer uma oportunidade para conquista de espaço no mercado.
Flávia Lima, gerente de Qualificação Profissional da Setur e coordenadora do PEQTur, discorre sobre o projeto. “Todos falamos e fazemos turismo, mas trabalhar na atividade turística cria a necessidade de entender como ela é composta. Com isso, o projeto de Hospitalidade Turística é, inicialmente, realizado com um ciclo de palestras onde se trata sobre o que é turismo e como ele se desenvolve, planejamento estratégico comunitário. A qualificação em si é pensada no bem receber o turista”, explica Flávia.
Além do curso de Administração em Empreendimentos Comunitários serão oferecidos outros quatro, todos integrantes do projeto de Hospitalidade Turística, para capacitação dos moradores das comunidades tradicionais e das unidades de conservação e entorno. O plano foi dividido em três etapas: Sensibilização, Capacitação e Gestão de Negócios.
Na primeira etapa, Sensibilização, foram ministradas as seguintes palestras: Introdução ao Turismo e Turismo de Base Comunitária, Explanação sobre os meios de Hospedagem, Produção Associada ao Turismo e Planejamento Comunitário, do dia 24 até 26 de agosto de 2016.
A segunda etapa foi a Capacitação, composta pelos cursos de Camareira e Panificação Básica, ambos pelo Senar, e o Cozinha Brasil, pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Já a terceira etapa, Gestão de Negócios, iniciada com o curso de Administração em Empreendimentos Comunitários, terá ainda os cursos de Qualidade no Atendimento, Educação Ambiental, Educação Fiscal e Manipulação de Alimentos, além de palestras sobre financiamento, no mês de maio.
Com a colaboração de Ângela Reis