Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CLIMA

Nevoeiro visto em Belém é mais comum em período de chuvas

Uma das recomendações é redobrar os cuidados no trânsito devido à redução da visibilidade

Por Anna Paula Mello (SEMAS)
23/03/2021 21h24

O nevoeiro visto em Belém nesta terça-feira (23) é um fenômeno formado pela suspensão de gotículas d'água na atmosfera, cujo principal efeito é a redução da visibilidade. O fenômeno é causado sempre em noites frias e de pouco vento, com a presença de muito vapor d'água. “O nevoeiro desta madrugada e início da manhã restringiu a visibilidade em até 250 metros”, explicou Saulo Carvalho, gerente de Hidrometeorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O nevoeiro é comum durante o ano todo, porém é mais visível nas estradas durante a madrugada e início da manhã. No período chuvoso, o fenômeno tende a ser mais frequente em função da grande disponibilidade de vapor d'água na atmosfera.O fenômeno climático é causado pela presença de muito vapor d’água na atmosfera

Por ter como principal efeito a diminuição da visibilidade por algumas horas, o nevoeiro requer cuidado redobrado no trânsito devido aos riscos de acidentes. Nos aeroportos mais modernos o nevoeiro não chega a ser um problema, devido ao uso de avançados sistemas de pouso e decolagem por instrumentos.

O nevoeiro ocorre quando o ar não consegue absorver vapor d'água a uma determinada temperatura, e o excedente fica em suspensão na forma de gotículas até que a temperatura do ar aumente ou os ventos ganhem intensidade a ponto de dispersar o vapor.