Emater emite Cadastros Ambientais Rurais para agricultores em São Miguel do Guamá
O CAR, como é chamado, é um documento essencial para que o produtor rural acesse as políticas públicas voltadas à agricultura familiar
Doury Edson Veras Lima mora na localidade de Urucuriteua, município de São Miguel do Guamá, no nordeste estadual. O agricultor, de 42 anos, trabalha com pecuária, cultivo de mandioca e de açaí. Ele foi um dos 30 agricultores beneficiados com a emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) no município. Agricultor recebe o CAR, na Emater, em São Miguel do Guamá“Era um documento que estava faltando para minha propriedade e acredito que com a ele vou conseguir muito mais benefícios para o meu trabalho”, afirmou o agricultor Doury Edson. Além dele, outros 29 trabalhadores rurais das comunidades Ladeira-Alto Urucuri e Prainha do Tatuaia receberam o Cadastro Ambientai Rural agora em março.
CAR
O documento é um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais e representa o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel. Além disso, o cadastro é indispensável para que o agricultor possa acessar uma série de políticas públicas e benefícios.
O chefe do escritório local de São Miguel do Guamá, Odiwaldo Portela da Silva, resume alguns dos mais demandados pelos agricultores atendidos pelo escritório.
“Todas as políticas voltadas para o nosso agricultor familiar dependem CAR, como por exemplo a emissão da Guia de Transporte Animal pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepara), para quem trabalha com pecuária", explicou Odiwaldo Silva.
O representante da Emater em São Miguel do Guamá informou que "o cadastro também é necessário para conseguir o crédito rural junto aos bancos e até para quem precisa dar entrada em aposentadoria, assim como o posseiro para dar entrada no processo de titulação (do terreno rural). Portanto, ele (o documento) é essencial para que o produtor acesse as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar”.
Por convênio com o Programa Municípios Verdes ( PMV), desde o ano de 2018, o escritório local da Emater em São Miguel do Guamá já emitiu 269 CARs. A meta é alcançar 400 cadastros até setembro de 2021, mantendo a média de 30 emissões por mês.
As ações para a emissão do CAR vêm sendo realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de São Miguel do Guamá. Além da emissão do cadastro, o escritório mantém o atendimento aos agricultores com outros serviços, sempre respeitando as normas definidas pelo decreto estadual contra a Covid-19.
“Além do CAR, emitimos a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Este ano, a expectativa é elaborar 100 projetos para atender os nossos agricultores, além de mantermos o trabalho de orientação técnica aos nossos agricultores”, conclui o chefe local.
Atendimentos - O escritório local da Emater em São Miguel do Guamá atende, em média, 700 agricultores por ano. A produção agrícola do município se concentra no cultivo de mandioca, pimenta do reino e açaí; além de pecuária de corte e manejo de açaizal nativo.