Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMA

Santarém reafirma compromisso com o 'Municípios Verdes'

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/03/2017 00h00

O município de Santarém reafirmou o seu compromisso com a sustentabilidade, na manhã desta segunda-feira, 20, ao assinar a “Repactuação pelo Desenvolvimento Sustentável” junto ao Programa Municípios Verdes (PMV), iniciativa do Governo do Estado e outras 14 instituições. A solenidade teve a participação de vários parceiros, entre elas a Receita Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil.

O Programa Municípios Verdes é uma política de Estado estratégica para a conservação do meio ambiente no Pará, começou a ser elaborado em 2008 e foi criado e lançado em 2011. Santarém aderiu ao Programa em 2013 e dois anos depois atingiu as metas estabelecidas, recebendo o certificado.

A secretária municipal de Meio Ambiente de Santarém, Vânia Portela, lembrou que a pactuação possibilitou que o município pudesse assumir aos poucos a gestão ambiental de vários segmentos. “Em 2013, o município assinou um termo de cooperação se tornando um município verde. A assinatura do pacto pelas entidades é um dos quesitos importantes para a certificação junto ao Programa Municípios Verdes como cidade sustentável. O documento deve nortear as ações de gestão municipal para o meio ambiente”.

Para Marcelo Melo, engenheiro florestal do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), a repactuação consolida a preocupação de Santarém com as questões e demandas ambientais. “Nossa região e o Brasil, como um todo, estão passando por um momento muito importante do ponto de vista da valorização ambiental para o desenvolvimento sustentável. As regiões se desenvolvem a partir de uma consciência maior, quando todos optam por um crescimento em que todas as atividades respeitem o meio ambiente”, avalia Marcelo Melo.

Santarém faz parte da Base Local Tapajós do PMV. Ao todo, são oito no estado. A empresa Floram Engenharia e Meio Ambiente é a responsável pelo trabalho técnico do programa. “Um esforço coletivo em busca de uma cidade mais sustentável. Pautado em inúmeras ações e estudos. A repactuação é uma vitória para a população de Santarém”, finalizou Darlisson Souza, representante da Floram.