Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PANDEMIA

Covid-19: mais de 7 mil atendimentos já foram realizados pelo 'TerSaúde'

Após mudança de perfil, serviços médicos são voltados para casos leves e moderados da doença, sendo ofertados nos bairros do TerPaz

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
19/03/2021 12h18

A mudança no perfil do programa ocorreu no último dia 6 de marçoPara reforçar o atendimento médico da população da região metropolitana de Belém, o Governo do Pará mudou o perfil do programa TerSaúde, que passou a reforçar, aos finais de semana, o combate ao novo coronavírus. Desde o dia 6 de março, 7.764 atendimentos já foram realizados em todos os territórios do TerPaz.

"O TerSaúde é uma das formas que a política pública Territórios pela Paz encontra de continuar viva, presente e atuante no seio das comunidades atendidas pelo programa TerPaz, neste momento de enfrentamento das duras consequências da pandemia. Por meio do 'TerSaúde', nós estamos levando acolhimento, carinho, atenção e eficiência em serviços de saúde para a comunidade, sempre com as bravíssimas equipes da Secretaria Estadual de Saúde e com o apoio também da Seac", afirmou o secretário Estratégico de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri.

As ações ocorrem nos sete territórios: Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí-Guajará e MaritubaA mudança ocorreu no último dia 6 de março, quando as ações do 'TerSaúde', dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), ficaram voltadas ao atendimento exclusivo para casos leves e moderados da Covid-19. A medida foi adotada após o crescimento no número de casos da doença.

"Já realizamos 7.764 atendimentos, como triagem, consulta de enfermagem, realização de exame complementar RT/PCR, atendimentos médicos e entrega de medicamentos, nas ações 'TerSaúde' em todos os territórios do TerPaz neste mês. Além disso, iremos inferir testes rápidos para verificarmos IGG e IGM neste final de semana, a partir do dia 20 de março", afirmou a representante da Câmara Técnica do TerPaz na Sespa, Alessandra Amaral. "Durante o atendimento, caso seja comprovado o diagnóstico clinico, o paciente já leva o medicamento para se tratar em casa, caso haja recomendação médica, evitando assim que o quadro agrave", explicou Alessandra.

As ações ocorrem nos sete territórios beneficiados pelo programa: Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Icuí-Guajará e Marituba. São atendidas até 500 pessoas por final de semana, com a oferta de serviços apenas para quem estiver com sintomas leves e moderados da doença, como coriza, tosse, febre, dor de garganta, perda de olfato e paladar.

A funcionária pública Maria Santos, de 70 anos, foi uma das pessoas atendidas. "O atendimento que recebi foi muito bom, tanto para mim quanto para as minhas filhas que também foram atendidas. As pessoas me receberam com muita atenção, tudo muito organizado e sem demora. Como eu estava apresentando alguns sintomas, foi feito o exame RT-PCR, agora estou aguardando o resultado", afirmou.

A doméstica Ângela Motta tem asma e já realiza tratamento para esta doença crônica. Ela contou que ficou com medo quando começou a sentir alguns sintomas e suspeitou de Covid-19. "Eu resolvi procurar atendimento médico depois que tive febre, dor de cabeça, dor no corpo, garganta inflamada e diarreia", explicou.

Os atendimentos seguem por tempo indeterminado, até que haja uma melhora no quadro epidemiológico. 

Veja abaixo os dias e locais das próximas ações:

Sábado 20/03 – TerPaz Cabanagem

Escola Estadual José Valente Ribeiro

Endereço: Estrada do Benjamin, S/N

 

Sábado 20/03 – TerPaz Icui – Guajará 

Escola Estadual Maria de Nazaré Marques Rios

Endereço: Rua São Pedro Quadra 6, próximo à Rua Santa Fé, s/n

 

Domingo 21/03 – TerPaz Jurunas 

Escola Estadual Artur Porto 

Endereço: Rua Fernando Guilhon, n°450

 

Domingo 21/03 – TerPaz Guamá 

Escola Estadual Barão de Igarapé Miri

Endereço: Passagem Barão de Mamoré, n°767.