Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Tucuruí investe no telemonitoramento dos pacientes para desafogar sistema de saúde

Central faz acompanhamento remoto da evolução da doença, inclusive entre o grupo familiar, mantendo o distanciamento social e a proteção aos servidores da Saúde

Por Dayane Baía (ARCON)
18/03/2021 15h08

Acadêmicos de enfermagem acompanham a evolução dos pacientes de forma remota e por ligações telefônicas pela manhã e à tardeA Central de Telemonitoramento Covid-19 acompanha, de forma remota, os pacientes que procuram as unidades básicas por 14 dias, tempo médio de duração dos sintomas. A estratégia surgiu da parceria entre a Prefeitura de Tucuruí e a Universidade do Estado do Pará (Uepa), oferece manejo adequado na evolução dos casos – inclusive do grupo familiar – e favorece o distanciamento social e a proteção dos profissionais de saúde.

Coordenador do projeto, Wendrel Furtado informa que o projeto foi implantado em janeiro, já atendeu 850 pessoas e segue protocolos do Ministério da Saúde, baseados em evidências, a exemplo do que é feito em países como a Espanha.

“Formatamos a proposta e recrutamos uma turma de 18 alunos do 5º ano de Enfermagem da Uepa. Eles são supervisionados e divididos em escala para entrar em contato com os pacientes pela manhã e à tarde para fazer a tabulação dos dados”, detalha o enfermeiro.

Equipes das 23 unidades de atenção básica do município também foram qualificadas para captar os casos suspeitos ou confirmados de Covid. Assim, os pacientes acompanhados no telemonitoramento já passaram previamente pelo atendimento médico.

“A ligação é feita no dia seguinte, a partir de uma triagem, considerando os casos com maior risco (idosos, grávidas e pessoas com comorbidades) que são monitorados a cada 24h e os sem comorbidades que recebem ligações a cada 48”, observa Wendrel.Wendrel Furtado, coordenador: 850 pacientes já foram atendidos

REFERENCIAMENTO

Os sintomas podem evoluir para a cura ou, se houver necessidade, o paciente é referenciado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Covidário, estruturada para receber os casos moderados, ou ainda para os hospitais de alta complexidade, onde estão os graves. A Central permitiu desafogar a UPA, que estava atendendo 100 pacientes suspeitos por dia e agora atende apenas 20, possibilitando a assistência a outras doenças.

O monitoramento é alimentado em tempo real por meio de um prontuário eletrônico desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação (TI) do município.

“Informações como dados sociais, presença de comorbidade e profissão do paciente; os usos da medicação; efeitos adversos, se continua com os sintomas, se o grupo familiar apresenta também. Após a diminuição dos sintomas, eles recebem alta do monitoramento, orientações sobre prevenção”, explicou Wendrel. 

Aira Pompeu é uma das acadêmicas que atua no telemonitoramento. “Está sendo muito gratificante, pois quando vamos nas unidades percebemos que a Covid está muito avançada. Assim, alcançamos o paciente mantendo a distância social. Isso dá uma sensação de segurança e de integralidade do cuidado”, comenta a estudante.

Ela diz que a atenção faz a diferença para os pacientes. “Teve uma vez que ligamos para uma senhora que tinha uns 50 anos. Percebemos que eles ficam muito isolados e carentes e agradecem pelo cuidado. Isso me emocionou na época”, acrescentou.

O serviço é destinado a toda a população, independentemente da faixa etária. “A principal importância é dar assistência integrada ao paciente, fazer as orientações cabíveis para manter o isolamento e ter o manejo adequado, estruturando o serviço para não entrar em colapso. Logo no começo foi difícil, mas agora estamos estruturados. Estávamos no final de um pico, mas agora estamos preparados”, avalia o coordenador, informando que houve um aumento de 15% nos casos no mês de março.

SERVIÇO

O teleatendimento funciona das 8h às 12h, com contato remoto pelos telefones: (94) 98169-7415 e (94) 98168-9847. Também está disponibilizado um contato 24h pelo número (94) 98129-5792, em que o paciente pode se informar sobre os sintomas e dúvidas em relação à pandemia.