Comunidade de Outeiro participa do curso de polícia comunitária
A Polícia Militar iniciou nesta terça-feira (21) mais um curso de Promotor de Polícia Comunitária, dessa vez no distrito de Outeiro, em Belém. A ação, que segue até o dia 29 deste mês, faz parte da estratégia de interação e participação social da PM com a população como forma de criar e fortalecer uma rede de prevenção de crimes nos bairros. Os concluintes receberão certificado.
A Polícia Comunitária é um conceito aplicado pela PM de diversos Estados e tem colaborado para integrar a comunidade ao trabalho da segurança pública. Em média a polícia ministra 50 cursos deste tipo por ano no Pará. O treinamento também é uma ação social que colabora para desmistificar a imagem de que a polícia exerce apenas o papel de repressão.
“A filosofia de polícia comunitária abre espaço para que a comunidade se relacione com a instituição. Nosso desejo é estreitar essa relação para entender melhor os problemas da sociedade, principalmente porque cada bairro tem uma característica, então essa aproximação nos ajuda a desenvolver melhor o trabalho da PM e, por consequência, a população se sente melhor atendida”, explica o chefe da Seção da Polícia Comunitária, major PM Mauro Guerra.
No primeiro dia de aula, o foco foi o relacionamento interpessoal. O assunto foi abordado pela tenente Maria de Lourdes Leite, psicóloga do Centro Integrado de Psicologia e Assistência Social da PM. “Esta é uma disciplina importante, pois o trabalho da polícia comunitária tem como base a boa relação, por isso precisamos compreender as estratégias que desenvolveremos para melhorar o relacionamento. Neste momento também aproveitamos para desmistificar alguns conceitos em relação à polícia, mostrando que, além da repressão ao crime, também desenvolvemos um papel social importante junto à população”, explicou a psicóloga.
No auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamento e Médio do Outeiro, moradores da ilha se reuniram para tirar dúvidas e contribuir para a melhoria da segurança do bairro. Aldenora Silva já é familiarizada com os cursos da polícia. A mãe dela, Heronilde Silva, uma das líderes comunitárias da região, fez um dos primeiros cursos de promotor de polícia comunitária. Hoje ela mora em Joanes, em Salvaterra, no Marajó, e fez questão de voltar ao distrito para fazer o curso e levar os conhecimentos para casa.
“Sou presidente do conselho de segurança de Joanes, e este é um curso muito bom para o nosso grupo. Vou aproveitar para levar essa experiência para os projetos sociais em que trabalhamos em Salvaterra. Nosso principal público é de crianças e adolescentes”, diz Aldenora. A preocupação com o trabalho social feito com crianças e adolescentes é um dos focos da turma. “Trabalho diretamente com a comunidade, com o grupo Unidos por Caratateua, e tenho dúvidas em como abordar, direcionar e orientar o público jovem do bairro. Eles estão muito dispersos. A intenção é tirá-los da rua e torná-los mais participativos. A polícia pode nos ajudar com este tipo de orientação”, frisou o professor Stanley Fábio Soares, morador do bairro Água Boa.
Serviço: os moradores de Outeiro podem se inscrever diretamente para o curso de Promotor de Polícia Comunitária na Escola Estadual de Ensino Fundamental do Outeiro, que fica na Rua Manoel Barata, s/n, próximo à Escola Bosque. O curso vai até o dia 29 deste mês. Mais informações sobre a agenda de cursos pelo telefone (91) 3258-9800.