Academias, cinemas e teatros seguem fechados por mais 7 dias no Pará
Estado prorrogou a determinação nas cidades com bandeira vermelha. Decisão levou em consideração cenário epidemiológico
O Governo do Pará prorrogou, por mais sete dias, o fechamento de academias de ginástica e estabelecimentos afins, cinemas e teatros nos municípios em bandeira vermelha. A determinação foi publicada na noite de quarta-feira (17), em edição extra do Diário Oficial (DOE), e faz parte do Decreto 800/2020, que institui as medidas de combate à pandemia da Covid-19 no Estado.
“A proibição tinha sido fixado por sete dias e acabaria hoje (quarta, 17). No entanto, levando em consideração que ainda estamos com um cenário epidemiológico preocupante, decidimos mantê-los fechados até que possamos reavaliar as medidas”, explicou Ricardo Sefer, procurador-geral do Estado.
Atualmente, 139 municípios paraenses seguem em bandeira vermelha, considerada zona de alerta máximo, definida pela capacidade hospitalar em risco e evolução acelerada da contaminação. Desta forma, o decreto prevê a liberação apenas de serviços e atividades essenciais, além de alguns setores econômicos e sociais.
De acordo com o procurador-geral, a prorrogação do prazo começa a ser contada a partir da publicação do decreto com as alterações.
Bandeiramento – A bandeira vermelha foi instituída pelo governo estadual em todas as regiões de saúde paraenses no último dia 3, após debate com prefeitos e para evitar o caos na saúde pública.
No entanto, desde a última segunda-feira (15), cinco municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém I (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara) passaram ao bandeiramento preto (lockdown), com medidas extremas e restrição máxima de circulação de pessoas.