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Sobe para 157 o número de escolas no Pará com o "Jovem de Futuro"

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/03/2017 00h00

O ano letivo de 2017 começará na rede pública de ensino do Pará com a expansão para mais 112 escolas do Projeto Jovem de Futuro (PJF), que atendia 45 escolas em Belém e Ananindeua (na Região Metropolitana), Marabá (na região sudeste) e Santarém (no oeste), e agora será desenvolvido em 157 estabelecimentos de ensino.

Resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco, o PJF é uma tecnologia educacional que estimula o aprimoramento contínuo da gestão escolar, com o objetivo de melhorar a aprendizagem no ensino médio, tendo o aluno como protagonista principal das ações a serem desenvolvidas como ferramenta de gestão.

Michely Alves, coordenadora Estadual do Projeto Jovem de Futuro, enfatiza que a cobertura em 2017 abrangerá todas as escolas da Região Metropolitana de Belém; cinco em Altamira (na Região do Xingu); todas as 22 localizadas em Santarém; três em Marabá e oito em Castanhal (também na RMB). “Ainda não encerramos o período de matrícula de 2017 nas escolas, mas baseados na projeção do ano anterior devemos sair de 2.283 alunos beneficiados pelo PJF para algo em torno de 60 mil”, informa a coordenadora.

Maturidade - Segundo Luciana Lima, gestora local do Instituto Unibanco, a ampliação do número de escolas traduz a maturidade da Seduc com essa parceria, “que começa com o compromisso da secretária Ana Claudia Hage e se reverbera em toda a equipe que trabalha com vontade de fazer diferença qualitativa na educação no Estado do Pará. A nossa perspectiva para 2018 e 2019 é estar com o Projeto Jovem de Futuro em todas as 600 escolas de ensino médio da rede pública estadual”, destaca.

Luciana Lima também ressalta que na parceria cabe ao Unibanco oferecer assessoria técnica, para subsidiar a análise do contexto escolar dos resultados da aprendizagem, produzindo um diagnóstico que vai orientar a elaboração do plano de ação. “Esse processo de monitoramento permite identificar as ações que geram resultados, para compartilhá-las com os diversos agentes educacionais, assim como corrigir rotas e alterar ações que não funcionaram”, acrescenta.

Para garantir o atendimento em mais escolas, a parceria promoveu nesta quarta-feira (21), no Mercure Hotel, em Belém, a formação presencial de supervisores do PJF. Michely Alves destaca que com o aumento de escolas atendidas o número de supervisores também passou de 20 para 42. “Eles passam por formação para fazer o monitoramento no total de 157 escolas, pois cada um acompanha no máximo cinco escolas”, diz a coordenadora.

Crescimento do Ideb - Todas as 45 escolas que desenvolvem ações do Projeto Jovem de Futuro melhoraram o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2015, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep).

O Pará obteve o segundo maior crescimento na nota do Ideb em 2015 e, com esse resultado, subiu quatro posições no ranking nacional, em comparação com os dados de 2013.

O Ideb foi criado em 2007, em uma escala de zero a 10, e avalia dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho dos estudantes nas avaliações do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) e na Prova Brasil. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep.