Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Operação State Care permanece atuando em todo o Estado

Em todo o Estado, de 21 de janeiro até 15 de março de 2021, foram fiscalizados 6.342 estabelecimentos. Destes, 925 foram fechados, 437 foram advertidos e 979 intimados e 10 multados

Por Aline Saavedra (SECOM)
15/03/2021 14h25

Desde sua implementação, a operação State Care, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) no dia 21 de janeiro, vem atuando ostensivamente para fazer cumprir as normas do Decreto nº 800, reeditado pelo governo do Estado.

Com quase dois meses de operação, os agentes de segurança já fiscalizaram mais de 6 mil estabelecimentos em todo o Estado. As fiscalizações acontecem tanto na Região Metropolitana de Belém, quanto no interior do Pará.

Os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública modificaram as atuações, a fim de dar cumprimento às medidas atualizadas no dia 10 de março. Às 17 horas, policiais civis, militares e bombeiros militares, além de agentes de trânsito e agências de segurança e trânsito municipais, deram início à Operação “State Care” em todo o Estado.

Os horários de funcionamento do comércio de rua estão permitidos, até a publicação do último decreto, de 10h às 17h, e de shopping centers das 11h às 19h, inclusive aos finais de semana. Às 21h,  paralelo as fiscalizações, bloqueios são instalados nas principais vias. A partir deste horário, é necessário apresentar documento que comprove a necessidade de transitar em via pública até às 5h do dia seguinte. A fiscalização e os bloqueios são montados em quatro pontos na Região Metropolitana de Belém, e também em todo o território estadual.

Salinópolis

Na cidade de Salinas, do dia 12 ao dia 15 de março, durante as fiscalizações de cumprimento ao Decreto Estadual, o número de advertências para o cumprimento das normas foi de 95 estabelecimentos e 38 pessoas. Após as ações, foram encerrados os acessos e permanência de pessoas em todas as praias do município.

Produtividade

Em todo o Estado, de 21 de janeiro até 15 de março de 2021, foram fiscalizados 6.342 estabelecimentos. Destes, 925 foram fechados, 437 foram advertidos e 979 intimados e 10 multados, sendo nove em Belém e um em Altamira. Dos estabelecimentos fechados, 48,3% estão localizados em Belém e 27,6%, em Marituba. 

Canais de Denúncias

Os principais meios para denunciar qualquer desobediência ao decreto são: atendente virtual Iara (Inteligência Artificial Rápida e Anônima) pelo whatsapp (91) 98115-9181, que possibilita o envio de fotos, vídeos, áudios e localização; chamada convencional via 181, e o formulário localizado no site da Segup.