Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ações de Solidariedade reforçam o estoque de sangue na hemorrede da capital e do interior

Voluntários foram aos hemocentros de Castanhal, Marabá, Santarém, Redenção e Belém para fazer doações e garantir atendimento à demanda de hospitais

Por Vera Rojas (HEMOPA)
15/03/2021 14h08

O Hemonúcleo de Redenção, no sudeste estadual, recebeu a doação solidária do Grupo de Bike e da Igreja Adventista, de Xinguara O sábado, 13, foi bastante produtivo e cheio de solidariedade na sede da Fundação Hemopa, em Belém, nos hemocentros regionais de Castanhal, Marabá e Santarém, e no Hemonúcleo da cidade de Redenção; foram mais de 680 coletas de bolsas de sangue, para beneficiar mais de 2.720 pacientes internados na rede de mais de 200 hospitais públicos e privados abastecidos pelo Hemopa. Foram 796 pessoas que compareceram às unidades para diar sangue.

Entre os voluntários está o professor e coordenador do grupo de ciclistas de Xinguara, Plinio Renato Besse Colares, 42 anos. “Estamos incentivando a doação de sangue aqui no sul do Pará, incluindo fiéis da Igreja Adventista e a sociedade em geral, com o intuito de ajudar a abastecer o banco de sangue de Redenção e outros bancos de sangue. Nosso objetivo também é tornar essa ação regular”. A ação contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiro de Redenção.

Gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias agradece às instituições parceiras e grupos de voluntários que reservam o sábado para doar sangue. “ A Fundação Hemopa teve que se reinventar e criar novas estratégicas com a finalidade de manter o estoque de sangue regular para atendimento da demanda transfusional, entre elas a Caravana Solidária e o agendamento de doação de sangue”, comentou.

Em Belém, a Igreja Assembleia de Deus organizou uma campanha externa para captar doação de sangue neste final de semana Quem estiver interessado em firmar parceria com a Fundação Hemopa para apoio e promoção da doação de sangue, o agendamento da coleta de sangue é feito por meio do 08002808118; para agendar a coleta de um grupo de até 10 amigos ou colegas de trabalho, a Instituição disponibiliza um micro-ônibus que transporta o voluntários até o Hemopa e depois retorna ao local de origem. Todos os protocolos de segurança são mantidos: uso obrigatório de máscara, disponibilidade de álcool em gel e distanciamento entre os bancos.

BELÉM

Em Belém, houve campanha na sede do Hemopa com o grupo de Motociclistas Sangue Bom e o grupo do curso DNA. Houve também ação externa na Igreja da Assembleia de Deus, em Ananindeua.

No Hemocentro Regional de Marabá, o doador Marcos Chaves repetiu o ato solidário junto com o seu grupo de amigos da Corrente do Bem de Itupiranga.

“Nos unimos a partir da necessidade de manter o banco de sangue do Hemopa Marabá e ajudar amigos e todas as pessoas que necessitam de sangue. Nosso agradecimento também aos militares do Exército da cidade. Estamos aqui com propósito de demonstrar nosso amor ao próximo com a doação de sangue”.

Quem pode doar?

O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos: 

• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); 

• Pesar mais de 50 kg

• Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.