Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PAVIMENTAÇÃO

Programa “Asfalto Por Todo Pará” leva qualidade de vida para moradores de Marabá

Etapa de asfaltamento das vias está concluída, o próximo passo é a finalização de calçadas e meio fio 

Por Bruna Brabo Secom (SECOM)
12/03/2021 13h35

Asfalto por todo o Pará leva infraestrutura, mobilidade urbana, segurança e gera oportunidade de trabalho no território paraenseCom a determinação de melhorar a vida da população, o Programa "Asfalto por todo o Pará" garante infraestrutura, mobilidade urbana, segurança e gera oportunidade nas 12 regiões de Integração do Pará. Em Marabá, principal centro socioeconômico do sudeste estadual, são 150 trabalhadores nas obras em execução, distribuidos em 63 ruas, num total de 15 km de obras no município.

A aposentada, Eva Maria da Silva, há mais de 30 anos, convivia com a poeira no verão e a lama no inverno. “Aqui era só poeira no verão, a gente não podia sentar na porta e nem limpar a casa que na mesma hora estava tudo sujo e no inverno era só lama. Agora melhorou 100%, a gente agora fica na porta de casa, a gente só tem que agradecer ao governo por ter olhado por nós”, comentou.

De acordo com o engenheiro da obra, Gustavo Rodrigues, a etapa de asfaltamento das vias está concluída, o próximo passo é a finalização de calçadas e meio fio. A previsão é que tudo seja concluído ainda neste mês de março. Neste momento as obras estão concentradas no núcleo Folha 22 e 16. 

Importante polo socioeconômico do Pará, o município de Marabá, no sudeste estadual, tem uma extensão de 15 km de obrasO bairro Folha 16 faz parte do distrito Nova Marabá, e ganhou oito ruas de acesso asfaltadas, entre elas, a rua da dona de casa, Cleusa Maia, de 60 anos. “Tinha que manter as crianças sempre dentro de casa pra não ficarem doentes por causa da poeira e da lama, agora a gente já pode deixar elas brincarem aqui fora, mas também sempre de olho por conta dos carros que agora passam”, contou a dona Cleusa enquanto passeava com o neto. 

O programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), avança na região de Integração do Carajás. São 7 municípios beneficiados. 

“Tem sido de grande valia para a região sul e sudeste, é um programa que traz qualidade de vida para as pessoas e também para a economia com a valorização de imóveis. A satisfação é estampada no rosto de cada cidadão com a chegada do progresso”, pontuou o secretário Regional de Governo do Sudeste do Pará, João Chamon. 

 As obras na cidade representam um investimento superior a R$ 9,6 milhões. Os serviços são executados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).