Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Emater e Prefeitura de Tucuruí firmam parceria que incrementa assistência a agricultores

Entre os objetivos gerais do acordo destaca-se a conservação planejada dos recursos naturais de solo, água, flora e fauna

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
12/03/2021 12h40

Um Termo de Cooperação Técnica (TCT) assinado entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará e a Prefeitura Municipal de Tucuruí, na região sudeste, no início desta semana, garantirá melhorias das condições econômicas, ambientais e sociais das 460 famílias de agricultores atendidos pela Emater. As ações serão implantadas seguindo as diretrizes do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater).Presid. da Emater, Cleide Amorim assina o Termo de Cooperação 

O Termo foi assinado pela presidente da Emater, Cleide Amorim, e pelo prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, em ação com a presença do chefe local da Emater, no município, Jurandir Trindade. “Com essa parceria, vamos reforçar o apoio aos agricultores familiares, a partir da implantação de ações específicas como levantamento de agricultores que possuem perfil e demanda para solicitar crédito rural”, pontuou o chefe da Emater.

Entre os objetivos gerais do TCT está a conservação planejada dos recursos naturais de solo, água, flora e fauna, cuja proposta foca na preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da sociedade; capacitação dos agricultores familiares, nas áreas de tecnologia agropecuária e gerencial, para melhor utilização de máquinas, equipamentos, insumos e crédito rural; além de abranger a implantação de políticas públicas, organização social das comunidades, utilizando o associativismo e cooperativismo. 

Prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira: "reforço aos agricultores"Pela Emater, o Termo prevê que as ações serão desenvolvidas a partir da utilização da Metodologia Participativa de Ater no contexto da Política Nacional de Ater (Pnater), no município de Tucuruí, e da supervisão dos serviços realizados e do controle e avaliação dos resultados. 

As famílias de baixa renda que recebem benefícios sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, também terão atenção especial. “Serão incentivadas a iniciar trabalhos com pequenas atividades dentro do "fomento rural", como implantação de hortas e criação de pequenos animais (galinha)”, explicou Jurandir Trindade, da Emater. 

Fomento Rural

A partir de dois acordos de cooperação pelo Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, conhecido como “Fomento Rural”, com vigência preliminar até 2022, equipes de profissionais dos escritórios locais e regionais da Emater fortalecem a presença de políticas públicas em ambientes historicamente desamparados. Os beneficiários são selecionados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), em sua maioria dependentes do Bolsa-Família.

Parceria - Pelo Termo, a Prefeitura Municipal de Tucuruí vai disponibilizar, com ônus para a Prefeitura, dois funcionários: um auxiliar administrativo e um técnico em agropecuária ou agrônomo, para somar esforços para o desenvolvimento das atividades e ações a serem realizadas. 

Neste contexto, a Emater reforçará o atendimento anual de agricultores para oferecer a emissão das Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), bem como a execução dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR).

“O trabalho da Emater é essencial para o desenvolvimento rural do Pará, portanto este TCT vai contribuir significativamente para isso, uma vez que a Prefeitura de Tucuruí dará as condições necessárias para que a empresa possa cumprir com esta missão” explicou Fernando Albuquerque, secretário municipal de Agricultura de Tucuruí.