Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Seel define detalhes para implantação de programas esportivos em Moju

Por Carol Amorim (SEEL)
11/03/2021 14h55

Quando refletimos sobre a importância do esporte para a sociedade, nos separamos com uma infinidade de pontos positivos. Muito além do lazer, o esporte é uma importante ferramenta de transformação social e está diretamente relacionado à saúde e educação. Por esses motivo, representantes da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e Prefeitura Municipal de Moju, estiveram reunidos na auarta-feira (10), em Moju, localizada na região do Baixo Tocantins, para firmar a implantação dos programas Talentos Esportivos e Vida Ativa na Terceira Idade.

Durante a reunião, a coordenadora de um dos programas da Seel, Talentos Esportivos, Kátia Rocha, apresentou as diretrizes dos programas e os requisitos para as iniciativas do estado, como a disponibilidade de professores e espaços físicos, além de atender as propostas que consta no Plano Plurianual 2020-2023. 

“A implantação dos programas representa a efetivação do cumprimento das metas e objetivos do PPA. Ampliar o acesso ao esporte e lazer, proporcionando cidadania e inclusão social. Com início pela região de integração do Tocantins no município de Moju, a proposta é atender 1.300 pessoas, entre crianças, adolescente, jovens além da população de idosos do município, contribuindo com a saúde e qualidade de vida da população mojuense”, disse Kátia Rocha, da Seel. 

Para a prefeita da cidade, Nilma Lima, a cidade só tem a ganhar com os programas da Seel, onde irá proporcionar melhorias, principalmente na área esportiva. “Agradeço ao secretário de Esporte e Lazer, Arlindo Silva, por ter contribuído para este convênio, que esteve conosco para nos mostrar as propostas e a dinâmica, que irá contribuir para o resgate de alunos, crianças, jovens e adultos. Parabéns a todos, isso é um grande ganho para o município de Moju”, disse a Prefeita. 

Outro assunto tratado no encontro foi a solicitação, por parte da Prefeitura, de uma visita técnica dos coordenadores do projeto Gol do Brasil. A ideia é conhecer sobre o projeto e sua possível implantação na região.

Entre os presentes à reunião também estiveram a secretária de Educação do município, Sandra Helena, o secretário de esporte, Oscar Santos e representando o legislativo, o vereador Bruno Quaresma. 

ETAPAS

Após a formalização da parceria, com a assinatura do termo de cooperação técnica Seel/Prefeitura, será estabelecido um cronograma de trabalho envolvendo Estado e município para efetivar o início das atividades, respeitando as orientações das autoridades de saúde, bem como os Decretos em vigor. 

“As ações do programa têm como base a missão institucional da Seel e estão sendo apresentadas aos municípios paraenses para ajudar a estruturar políticas públicas e estimular o desenvolvimento no esporte. Os programas tem dado muito certo aqui na capital, então vamos fazer o possível para que chegue até outros municípios mais distantes”, enfatiza Arlindo Silva, titular da Seel. 

PROGRAMAS 

O Talentos Esportivos visa contribuir para o desenvolvimento do esporte no estado do Pará, evidenciando a integração  social,  a  promoção  da saúde,  desenvolvimento  da  cidadania de crianças, adolescentes,  jovens e adultos. Bem como atende a três manifestações esportivas: o esporte de rendimento,  participação e educacional.  

Já o Vida Ativa atende o público da terceira idade, estimulando a prática de atividades físicas em prol da qualidade de vida e da autoestima do idoso, além de contribuir para sua integração social. Também oferece serviços de atendimento médico, odontológicos e nutricionais.