Seminário destaca produção de energia renovável no Pará
Vinte e três empreendedores criaram, em fevereiro do ano passado, em Paragominas, a Cooperativa Brasileira de Energia Renovável e Desenvolvimento Sustentável (Coober) e implantaram na cidade a primeira usina solar fotovoltaica do Brasil, em modelo cooperativo.
Para compartilhar a experiência e inspirar novos empreendedores a produzir sua energia renovável, a Coober, em parceria com a Prefeitura de Paragominas, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), realiza nesta quinta-feira, 23, o 1º Seminário “O Futuro e as Energias Renováveis”, a partir das 14h, no Teatro Reinaldo Castanheira, no Centro Cultural de Paragominas.
“Um dos objetivos do evento é difundir o modelo inédito e pioneiro que Paragominas trouxe ao Brasil, que é o modelo de cooperativismo de energias renováveis, conectada na rede pública de energia (concessionária), injetando energia e compensando na casa dos cooperados. Na Alemanha e Europa é muito comum, no Brasil é a primeira experiência do gênero”, explica Raphael Vale, presidente da Coober.
A energia gerada pela Coober é feita a partir da usina solar fotovoltaica, implantada no Polo Industrial de Paragominas em agosto de 2016. Foi feito um investimento com recurso dos próprios cooperados, por isso a capacidade de geração de energia da usina ainda é pequena, mas suficiente para suprir o consumo residencial dos envolvidos.
Já pensando neste mesmo modelo, a Prefeitura de Paragominas, em parceria com o Ministério Público do Pará, vai construir uma moderna usina solar fotovoltaica conectada à rede pública de energia e o principal objetivo é estimular a formação de uma geração sustentável, tanto de energia elétrica – respeitando o meio ambiente, quanto de cidadãos conscientes ambientalmente.
Compromissos com uma energia mais sustentável
Ainda nesta quinta-feira, pela manhã, no Memorial do Município Verde, no Parque Ambiental de Paragominas, foi realizada uma série de assinaturas com instituições de renome internacional, no intuito de fortalecer o modelo de energia sustentável adotado em Paragominas a partir da Coober. Estão envolvidas nos termos de cooperação assinados, além da Coober, a Confederação Alemã das Cooperativas; Gasgrid (Biogás), Prefeitura e Ministério Público do Estado do Pará. Também foi lançado o Projeto Paragominas Geração Sustentável (PMP).
O Termo que a Prefeitura e Ministério Público do Estado assinaram é inédito no Estado. O objetivo é unir esforços e recursos financeiros na construção de uma usina solar fotovoltaica para atender a demanda energética das escolas urbanas e creches do município.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paragominas)