Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Codec propõe parceria para colaborar com a economia de Benevides

Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Estadual vai mapear as vocações econômicas do município para posicioná-lo a novos investimentos

Por Igor Nascimento (SEMAS)
10/03/2021 16h43

Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Estadual levantará oportunidades econômicas de Benevides a novos investimentos A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) propôs ao município de Benevides parceria no âmbito do Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Estadual. Nesta quarta-feira (10), técnicos da Companhia apresentaram a iniciativa ao secretário municipal de Planejamento de Benevides, Welton Neves, que sinalizou positivamente para a iniciativa de colaboração com a economia do município da Região Metropolitana de Belém. 

As ações do programa têm como base a missão institucional da Codec e estão sendo apresentadas aos municípios paraenses para ajudar a estruturar políticas públicas e estimular o desenvolvimento econômico. Em Benevides, a proposta é reunir informações estratégicas sobre o município e desenvolver um plano de posicionamento para novos investimentos, considerando as principais vocações econômicas locais. 

ETAPAS

Entre as ações estão o mapeamento das condições de infraestrutura e logística locais; a capacitação da equipe municipal em ações de atração de investimentos; o estudo para a implantação e/ou ampliação da oferta de áreas econômicas incentivadas; e a orientação para a elaboração de políticas públicas específicas para investimentos (lei de incentivos). 

Além disso, o trabalho resultará na elaboração do Guia do Investidor, publicação virtual que reunirá todos os dados econômicos mais relevantes de Benevides, para subsidiar a tomada de decisão dos investidores sobre como e porque investir no município.

O gerente de Relações Institucionais da Codec, Evandro Diniz, informou que o programa impulsiona  cadeias produtivas do Pará. "Por isso é importante desenvolver esse trabalho em Benevides, onde poderemos contribuir para a estruturação de políticas públicas voltadas para os investimentos, considerando o destaque de Benevides na região”, explicou. 

Evandro Diniz, Augusto César Anunciação, Welton Neves e Vitor Hugo: ação conjunta para inserir Benevides no mapa de investimentosPara o secretário de Planejamento de Benevides, Welton Neves, o trabalho em conjunto com a Codec será essencial, principalmente para a inserção do município no radar dos investimentos. “Nós temos indústrias, mas precisamos trabalhar a qualificação de mão de obra, aliando o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Sem dúvida essa parceria, com o apoio de técnicos experientes, será determinante para isso”, disse o secretário.

Entre os presentes à reunião também estiveram o assessor da diretoria de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Vitor Hugo Gomes, e o gerente de Atendimento a Novos Negócios, Augusto Cesar Anunciação.

Após a formalização da parceria, será estabelecido um cronograma de trabalho envolvendo Estado e município para efetivar o início das atividades.