Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará firma parceria para fortalecer fiscalização de insumos agropecuários

Um dos resultados da parceria é a série de cursos para operadores do setor, organizada em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária e Mapa

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
10/03/2021 13h20

"Uso Consciente de Produtos Controlados e Antimicrobianos" é o tema do curso para médicos veterinários privados, responsáveis técnicos, estudantes de medicina veterinária, fiscais da Adepará e proprietários de revendas de insumos agropecuários.Equipes da Adepará, Mapa e Cons. Reg. de Medicina Veterinária

Parceria entre a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV-PA), o curso foi definido em reunião entre representantes das instituições, em 25 de fevereiro de 2021. 

A primeira ação dessa parceria está marcada para 19 de março: reunião com distribuidores de medicamentos de controle especial para uso em animais e medicamentos vendidos em pet shops. Em junho, nos dias 23 e 24, haverá o curso sobre ‘Uso Consciente de Produtos Controlados e Antimicrobianos’.

“É a primeira vez que a gente oficializa essa parceria. Passaremos a fiscalizar as revendas em conjunto. Mas isso será num segundo momento. Primeiro teremos todo um trabalho de educação dos atores envolvidos nessa fiscalização, nessa nova realidade”, avalia Márcia Penna, gerente em exercício de Controle e Revendas.

As ações conjuntas resultantes da parceria entre Adepará, Mapa e CRMV- PA, este ano, são de extrema importância para aprimorar a fiscalização de insumos agropecuários, feitas pela agência. O planejamento definido em reunião entre as instituições definiu como assuntos prioritários: a fiscalização em revendas, cursos e capacitações, como atividades a serem realizadas.

CRONOGRAMA

O encontro também analisou o atual cenário de atuação das instituições e o cronograma de atividades e cursos. Representando a Agência, participaram a gerente de Controle e Revendas, Marcia Penna, e os Fiscais Estaduais Agropecuários (FEAs), Adriano Vilar e Herika Bittencourt.

As capacitações esclarecem dúvidas sobre fiscalizações e as exigências técnicas e legais, sobretudo a legislação federal sob a jurisdição do Mapa. As capacitações serão em regime híbrido e a opção presencial será realizada na sede do CRVM-PA, localizada na capital paraense.

Os técnicos também serão habilitados para utilizar o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) e o Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro) do Ministério da Agricultura. O Sipeagro também faz o controle e cadastro dos estabelecimentos de revendas e dos médicos veterinários privados, que passarão a emitir receituários de medicamentos controlados e antimicrobianos no sistema.